A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou na manhã de sexta-feira, 12, no auditório do Centro Público Herbert de Souza, o lançamento da Incubadora Pública de Economia Solidária (IPES). O evento, organizado pelo Departamento de Economia Solidária (DES), contou com a presença de representantes das cidades de Hortolândia e Mogi das Cruzes.
A atividade integrou a programação da Semana de Economia Solidária “Cooperativas constroem um mundo melhor”, proporcionando às cidades participantes a oportunidade de trocar experiências com a equipe da Incubadora Pública de Economia Solidária de São Carlos. O encontro celebrou o cooperativismo e fortaleceu a divulgação das ações do setor no município.
A Semana de Economia Solidária teve início em 10 de dezembro e segue até o dia 17, reunindo atividades culturais, debates, feiras e encontros voltados ao fortalecimento das iniciativas de economia solidária na cidade.
Entre as ações realizadas, destacou-se o Cine Debate no Teatro de Bolso da UFSCar, que exibiu documentários produzidos localmente, incluindo obras sobre a Rede Ecosanca e o filme comemorativo dos 20 anos do Assentamento Santa Helena – Raiz Forte. O público participou de uma roda de conversa sobre produção audiovisual, experiências comunitárias e práticas de economia solidária. Também foi instalada a Tenda Permanente da Ecosol na feira da Praça Cristiano Altenfelder Silva (Praça da 15), apresentando iniciativas locais e produtos do movimento.
O secretário adjunto de Turismo, Hícaro Alonso, destacou a importância de receber os municípios de Hortolândia e Mogi das Cruzes no lançamento da incubadora. “São Carlos é um exemplo de luta e resistência no trabalho de economia solidária. Parabéns a todos que acreditam nessa atividade de empreendedorismo e na importância que o movimento tem para o país. Vamos trabalhar para fortalecer a incubadora pública e enfrentar os desafios geográficos e sociais, para que São Carlos tenha protagonismo nacional no desenvolvimento das atividades de Economia Solidária”, afirmou.
O diretor do Departamento de Economia Solidária, Eduardo Araújo, agradeceu ao secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, pela oportunidade de lançar a incubadora e promover a troca de experiências com outros municípios. “O lançamento da incubadora é um sonho realizado, fruto de uma luta que vem desde 2016. Representa uma conquista coletiva para o movimento Ecosol e para o Conselho Municipal, pois vamos trabalhar juntos no desenvolvimento de ações e políticas públicas que fomentem a formação para a autogestão e o cooperativismo”, ressaltou.
Wagner de Souza Leite Molina, professor da UFSCar e responsável pelo projeto de implementação da IPES de São Carlos, destacou que conhecer experiências já consolidadas em outros municípios é parte essencial do processo. “O evento é uma oportunidade de aprendermos com os acertos e erros de quem já está na estrada há mais tempo, além de criar uma rede de incubadoras que possa trocar apoio mútuo, realizar ações conjuntas, participar de editais e promover intercâmbio profissional”, explicou.
Marcos Panda, membro da equipe da incubadora pública municipal “Jussara Florêncio”, reforçou a importância da troca de experiências para o fortalecimento do movimento de economia solidária. “Foi um momento rico, no qual pudemos conhecer as experiências de gestores de outras cidades e a forma como atuam. Mogi das Cruzes apresentou seu método de incubação e projetos bem-sucedidos, trazendo referências que vamos estudar para avaliar o que pode ser aplicado em São Carlos. Os gestores também conheceram nossa organização, que é referência no movimento de economia solidária. Esse contato nos dá potencial para planejar atividades em parceria e para que eles retornem à cidade para conhecer nossos empreendimentos”, afirmou.
A programação segue no sábado, 13 de dezembro, às 9h, na Feira de Orgânicos da Praça da Biblioteca Amadeu Amaral, com o diálogo “Vamos conversar sobre a Ecosol?”, acompanhado de apresentação de capoeira e roda de samba. No domingo, 14 de dezembro, a Tenda Permanente retorna à Praça XV, a partir das 15h, com a participação de um coral convidado.
Na segunda-feira, 15 de dezembro, o Centro Público Herbert de Souza recebe, às 18h30, o Fórum Municipal de Economia Solidária, que contará com uma atividade especial proposta pelo Instituto Paul Singer e um momento de confraternização. A Tenda Permanente volta à Praça da 15 na terça-feira, 16 de dezembro, integrando novamente a feira local e aproximando produtores e consumidores.
O encerramento da semana ocorre na quarta-feira, 17 de dezembro, na Casa Serena Terra, das 18h30 às 22h, com um encontro cultural que inclui Troca de Discos e outras atividades abertas ao público, finalizando a programação com foco na integração comunitária e na valorização das práticas colaborativas.
