1 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Intercâmbio para os EUA aumenta entre os brasileiros

Intercâmbio para os EUA aumenta entre os brasileiros

27/10/2012 14h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Intercâmbio para os EUA aumenta entre os brasileiros

Agência de intercâmbio vem registrando ao longo do ano um aumento de 7% nas conexões para diversos países do mundo. Sendo que deste total, cerca de 3% foram para cidades dos Estados Unidos.

De acordo com o diretor da Agência de Intercâmbios CI, Daniel de Souza Morais, o aumento se deve pela estabilidade do dólar entre R$ 2,10 e R$ 2,15, sendo que o dólar canadense e australiano estão custando mais caros. Além disso, o Consulado Norte Americano diminui a burocracia para retirar o visto. “Com o valor do dólar estável, Canadá e Austrália perderam o espaço para os Estados Unidos que vem atraindo mais brasileiros, pelas boas oportunidades de turismo, trabalho e cursos”, comenta Morais.

O visto norte americano continua um pouco burocrático, porém a facilidade para turistas está maior. Primeiramente o interessado deve preencher através do site do Consulado, um formulário extenso com todos os dados pessoais. Após todo o preenchimento, a pessoa pode aguardar por 90 dias para a entrevista no Consulado que normalmente acorre em dois dias. Após 10 dias o passaporte com o visto é liberado.

A emissão de vistos dos Estados Unidos a brasileiros teve aumento de 16% nos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período de 2011. Entre outubro do ano passado e deste ano, foi emitido cerca de 1 milhão de autorizações. Até o fim de 2012, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil estimam que se chegue a um número recorde de vistos.

O visto americano tem validade de um ano, turistas podem permanecer no país no prazo de três meses, no caso de estudo ou trabalho o prazo irá depende das comprovações empregatícias e do curso optado.

A faixa etária que mais procura por intercâmbio é entre os 20 e 35 anos, normalmente são pessoas que estão entrando na faculdade, graduandos e formandos. Atualmente em primeiro lugar de procura está os Estados Unidos, acompanhado por países como Canadá, Austrália, Irlanda, Malta e Londres. A África do Sul vem sendo também um destino procurado por pessoas interessadas a aperfeiçoar o inglês e a trabalhos comunitários.

“Os Estados Unidos tem uma oferta de vagas para estágio muito interessante e com mais opções em áreas especificas, pois as empresas norte americanas aderem muito mais este programa de trabalho”, explica o diretor da agência.

O pacote para intercâmbio estudantil é personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Dependendo do tempo e do pacote escolhido a pessoa terá que desembolsar a partir de seis mil reais.

Diplomatas dos dois países discutem a possibilidade de fim do visto obrigatório para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos. Caso a medida seja aprovada, o Brasil também poderá deixar de exigir o visto para a entrada de americanos.

“A ausência do visto poderá ficar apenas no caso de turismo, para trabalho e estágios é importante ainda exigir por uma razão de controle do consulado. O mais correto não seria a ausência do visto e sim a facilidade e agilidade para retirar o mesmo”, ressalta Morais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x