Ipem recebe 5,8% mais denúncias em 2012
A Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP) fechou o ano de 2012 com 11.180 atendimentos, um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior.
A porcentagem de autuações, no entanto, caiu. Em 2011, 27,1% de todas as denúncias foram consideradas procedentes pela fiscalização. No ano passado, foram 25,9% após a conclusão de 94% das queixas.
Um exemplo de crescimento de denúncias e de autuações é o pneu reformado que não apareceu entre os 16 itens mais reclamados em 2011 e, no ano passado, teve 24 denúncias, ficando na oitava posição.
Esse produto se destaca ainda por ter sido o mais autuado em 2012. Das 22 reclamações fiscalizadas, 63,6% eram procedentes, ou seja, não ostentavam o selo de identificação da conformidade do Inmetro.
Cronotacógrafo é o segundo em reprovação (59,1%). No ano passado, foram 22 denúncias e todas foram checadas. Esse instrumento também não apareceu no ranking de 2011.
Brinquedos subiram de posição no ranking de 2012 em relação ao ano anterior. Foram 49 denúncias ante 15 em 2011, aumento de mais de 220%. Também se destacou em reprovação. Dos 47 estabelecimentos fiscalizados após denúncia, 51,1% foram autuados por comercializarem itens sem a certificação compulsória.
Pão de sal aparece como o quarto item mais autuado. Foram 66 denúncias com 50% de reprovação, dos 62 fiscalizados. Em 2011, foram 49 reclamações e 47,7% foram procedentes.
LÍDERES – Manteve-se no topo do ranking da Ouvidoria de 2012 a bomba medidora de combustível, mas houve queda no número de denúncias e de reprovação. Em 2012, foram 438 queixas registradas e 10,7% reprovadas. No ano anterior, 459 denúncias, sendo 13,7% procedentes.
Balanças ficaram na segunda posição entre os itens mais reclamados, mesma colocação de 2012.
Embora tenha aumentado o número de denúncias de um ano para o outro (165 em 2012 e 147 em 2011), as autuações caíram: foram reprovados 18,8% dos estabelecimentos, ante 24,2% em 2011.
Oficinas de manutenção subiram para a terceira colocação entre os mais reclamados em 2012, com 127 denúncias e 27,6% de reprovação. Em 2011, foram 100 queixas e 43% de autuações.
CONCLUSÃO – O crescimento do número de denúncias leva a crer que o consumidor está mais informado sobre o trabalho do Ipem-SP e de olho nas empresas que insistem em levar vantagem ao não acatarem as normas do Inmetro, que visam produtos de qualidade e instrumentos em conformidade com as regras vigentes.