23 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Iraque aprova contingenciamento de exportações

Iraque aprova contingenciamento de exportações

18/03/2012 17h45 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Iraque aprova contingenciamento de exportações

O Iraque aprovou um plano para expandir suas rotas de exportação de petróleo ao incrementar a capacidade de seus campos no Norte e construir um oleoduto para transportar petróleo dos campos do Sul para Ceyhan, na Turquia, disse um porta-voz do governo.

 

O plano de contingenciamento foi criado pelo comitê de energia e economia do governo para lidar com qualquer possível crise caso o Irã obstrua o estreito de Ormuz, o que interromperia cerca de 80 por cento das exportações de petróleo do Iraque.

O Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, usado por um terço do transporte marítimo de petróleo do mundo, se as medidas do Ocidente com o fim de banir as exportações de petróleo iraniano prejudiquem seu setor energético.

“Os planos a curto e médio-prazo são o estímulo de bombeamento de petróleo e o aumento da capacidade de exportação do porto de Ceyhan, na Turquia. Além disso, devemos aumentar o número de caminhões que transportam petróleo”, disse o porta-voz do governo Ali al-Dabbagh neste domingo.

O Iraque exportava 2,014 milhões de barris por dia (bpd) em fevereiro, incluindo 1,711 bpd produzidos no campo sulista de Basra e exportado através do terminal no Golfo, e 357 mil bpd produzidos nos campos no norte ao redor de Kirkuk e exportados a partir de Ceyhan.

Dabbagh disse que os planos aprovados pelo governo eram uma medida a curto-prazo baseada em recomendações do ministério do Petróleo, e disse que deve incrementar essas medidas para convencer o Irã e os Estados Unidos da necessidade de evitar a obstrução do Estreito de Ormuz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x