Mercado sueco alavanca exportações da MM na Europa
A inscrição “Made in Brazil” tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios odontológicos suecos. O personagem da invasão verde e amarela em terras nórdicas chama-se Twin Flex Evolution, equipamento a base de laser infravermelho e vermelho que reúne funções para procedimentos de laserterapia, fotoclareamento dental e terapia fotodinâmica. O produto é desenvolvimento pela MM Optics, empresa sediada no pólo tecnológico de São Carlos (230 Km de São Paulo) e uma das pioneiras no Brasil na utilização do laser em equipamentos médicos e odontológicos.
As exportações para a Suécia tiveram início em outubro de 2011 e, desde então, as remessas de Twin Flex enviadas ao país tornaram-se periódicas. Na opinião do diretor industrial da empresa, Fernando Mendonça Ribeiro, características como o emprego de alta tecnologia, certificação internacional, preço competitivo, ergonomia, design e interface para a odontologia foram essenciais para consolidar a permanência do equipamento no mercado sueco.
“Existem produtos semelhantes em todo o mundo, inclusive na Europa. Mas o Twin Flex tem diferenciais qualitativos que garantiram sua entrada neste seleto mercado. Além do equipamento, profissionais altamente qualificados estão indo ao país treinar os dentistas suecos para uma melhor aplicação das tecnologias desenvolvidas pela MM Optics”, relata Ribeiro.
Funções
O Twin Flex Evolution opera com laser infravermelho e vermelho em três comprimentos de onda (808nm +/-10nm, 780nm +/-10nm e 660nm+/-10nm). O diretor industrial da MM Optics explica que, quando usado para o procedimento de fotoclareamento dental, os resultados obtidos são mais rápidos e eficazes em relação ao tradicional método caseiro com moldeiras, que utiliza alta concentração de agente oxidativo.
“O equipamento também pode ser usado para reparação tecidual com ação antiinflamatória e analgésica. Nos casos de PDT, o laser age no controle de infecções periodontais, perimplantares e endodônticas”, destaca Ribeiro.
Ele também explica que, como todo país da União Europeia, a Suécia exige a certificação de produtos segundo normas e técnicas do continente europeu. No caso do Twin Flex, o equipamento possui certificação CE, o que permite sua comercialização para toda a Europa. “Além disso, é um mercado que requer altos padrões de qualidade, desempenho, acabamento e entrega do produto. Nossa permanência na Suécia é sinal claro da alta qualidade inerente ao nosso produto e nossos procedimentos”, finaliza o diretor industrial da MM Optics.