Metalúrgicos lutarão para criação do “Inovar Linha Branca”
Com a presença de trabalhadores, representantes do poder público, do poder privado, do meio acadêmico e da sociedade, aconteceu na noite de quinta-feira, 25, a 1ª Plenária Preparatória para o Congresso dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, que será realizado em agosto deste ano.
Com o tema “A luta pela defesa dos interesses dos trabalhadores na política industrial”, a primeira plenária teve como debatedores o Secretario Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sergio Nobre e o Deputado Federal Newton Lima, que presidente a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional.
O presidente do Sindicato, Erick Silva, comprometeu os presentes com a construção do “Inovar Linha Branca”, que teria a mesma estrutura do Inovar Auto, desenvolvendo toda a cadeia produtiva, com foco na produção de tecnologia local e agregação de valor à produção nacional.
Segundo ele, o Inovar Auto tem trazido resultados extremamente positivos, anúncios de investimentos de novas marcas e ampliação das já instaladas, gerando milhares de novos empregos com potencial de serem também melhores. “Construindo uma política nos mesmos moldes para a linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar, etc), São Carlos terá um nível de crescimento semelhante ao que outras tantas regiões do país estão tendo”, destacou o presidente do Sindicato.
Na oportunidade, o ato de mobilização realizado em fevereiro do ano passado, no qual mais de seis mil trabalhadores ocuparam a Avenida São Carlos em defesa dos empregos e do crescimento da produção nacional, foi relembrado.
Para Sérgio Nobre, que também é representante dos trabalhadores no Conselho de Competiti¬vidade do Setor Automotivo no Plano Brasil Maior , política industrial é um tema estratégico para a classe trabalhadora. “O ato histórico que realizamos em São Carlos foi muito importante, porém a nossa luta não terminou. Temos que dar continuidade ao debate para proteger e exigir das empresas que desenvolvam produto industrial no Brasil em todos os setores e não apenas no automotivo”, explicou o secretario geral da CUT.
Organizações sindicais mudam rumo da política industrial
O deputado federal Newton Lima avaliou em que medida a luta das organizações sindicais tem conseguido disputar os rumos da política industrial para que esta leve em consideração suas demandas históricas. “Os trabalhadores, por meio de suas lideranças, conquistaram a participação no cenário político industrial, são protagonistas e hoje fazem parte dos 19 Conselhos de Competitividade coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, que fazem parte do Plano Brasil Maior”, destacou ele.
Participaram também do evento, o vereador Ronaldo Lopes; o Secretario Municipal de Trabalho, Hilário Apolinário; o ex vice-presidente da CUT Nacional, Jose Lopez Feijóo, atualmente assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da Republica; o secretario geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana; o além de dirigentes de vários sindicatos de São Carlos e Região.
Um documento será encaminhado à Brasília a partir da proposição feita pelo presidente do Sindicato ao plenário, e especialmente ao Deputado Newton Lima e à Jose Lopez Feijóo representando o Congresso e Governo, e com ajuda das instâncias da CUT, representada por Sergio Nobre.
Inovar Auto propõe carros mais econômicos
O Inovar Auto é o nome dado ao novo Regime Automotivo, que terá validade até 2017.
O objetivo é criar condições de competitividade e incentivar as empresas a fabricar carros mais econômicos e mais seguros no país, investir na cadeia de fornecedores e em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento, incluindo capacitação de fornecedores.
O novo regime vai beneficiar as empresas que produzem veículos em território nacional, as que não produzem, mas comercializam, e as empresas que apresentem projeto de investimento no setor automotivo.
Sindicalistas e minesterio púbico andam de mãozinhas dadas ,uma acha que entende e outro acha que esta certo