Mineradora de BTG e Agnelli terá até US$ 520 mi
O braço de participações do BTG Pactual anunciou nesta quinta-feira uma associação no setor de mineração com o grupo AGN Agroindustrial, Projetos e Participações, controlado pelo ex-presidente da Vale Roger Agnelli.
O acordo envolve intenção de investimento de até 520 milhões de dólares para custear plano de negócios envolvendo Brasil, América Latina e África.
A parceria acontece cerca de um ano depois da saída de Agnelli do comando da maior produtora de minério de ferro do mundo e foi batizada de B&A Mineração.
Segundo comunicado da BTG Pactual Participations, os investimentos no plano de negócios da B&A vão envolver também expansão orgânica e por aquisições da companhia.
O banco não informou os ativos iniciais da nova empresa, mas convocou entrevista coletiva para às 11h30 desta quinta-feira em sua sede, em São Paulo.
Mais cedo, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que a maior parte dos recursos do investimento será aplicada pelo BTG e que o empreendimento terá ativos como opções para compra de projetos de cobre no Chile e de titânio, fosfato e potássio no Norte e Nordeste do Brasil.
O anúncio da parceria acontece depois que no início deste mês, a BTG Pactual Participations vendeu fatia que tinha na holding focada em óleo e gás STR Projetos e Participações em Recursos Naturais (STR RN) por 699,7 milhões de reais.