28 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > MPF cobra vagas para deficientes em concurso da Fazenda

MPF cobra vagas para deficientes em concurso da Fazenda

31/07/2013 21h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
MPF cobra vagas para deficientes em concurso da Fazenda

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) acionou a Justiça para garantir a reserva de vagas para pessoas com deficiência no concurso do Ministério da Fazenda, que oferece 347 vagas em cargos de nível superior, e em todas as futuras seleções realizadas pela União.  As informações são do site do MPF/DF

 

Por meio de uma ação civil proposta na segunda-feira (29), o órgão pede a suspensão imediata do concurso e a reabertura do prazo para inscrições após correções no edital.

A assessoria de imprensa da Esaf afirmou que não foi oficialmente notificada sobre a ação do Ministério Público Federal no DF quanto ao concurso do Ministério da Fazenda. “Tão logo isto ocorra e a Esaf for chamada a se manifestar, apresentará suas considerações”, informou.

As vagas são para os cargos de analista técnico-administrativo (qualquer área de formação), arquiteto, contador, engenheiro e pedagogo. Os salários variam de R$ 3.977,42 a R$ 5.081,18.

São 15 vagas na Bahia, 14 no Ceará, 129 no Distrito Federal, 1 no Espírito Santo, 2 no Maranhão, 21 em Minas Gerais, 2 em Mato Grosso do Sul, 2 em Mato Grosso, 17 no Pará, 2 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 22 no Paraná, 29 no Rio de Janeiro, 2 no Rio Grande do Norte, 24 no Rio Grande do Sul e 51 em São Paulo.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 1º de setembro.

Segundo o MPF/DF, no caso do cargo de pedagogo, todas as 19 vagas foram destinadas à ampla concorrência, sem reserva de vagas às pessoas com deficiência. Para o MPF, a conduta é ilegal, já que descumpre o percentual de 5% assegurado pela legislação, ou seja, pelo menos uma vaga de pedagogo deveria ser destinada a candidatos com deficiência.

Outra irregularidade apontada na ação refere-se à omissão, no edital, quanto à ordem de nomeação de deficientes e quanto à reserva de vagas que venham a surgir durante o prazo de validade do concurso. O processo será julgado pela 8ª Vara Federal de Brasília.

Oportunidades são para os estados de PR, SP, RS, SC, MT e MS; urso superior deve ser concluído entre dezembro de 2011 e de 2013

 

América Latina Logística abre Programa de Trainee 2014

A ALL – América Latina Logística, operadora logística com base ferroviária, abriu as inscrições para o processo de seleção para o Programa de Trainee ALL 2014. Os selecionados irão atuar em uma das unidades da empresa dos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os interessados devem se inscrever pelo site www.alltrainee.com até o dia 1º de setembro.

Entre os requisitos exigidos estão inglês fluente, domínio de ferramentas de informática, disponibilidade para viagens, conclusão do ensino superior entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013 em todas as áreas de formação.

Recebendo uma média de 20 mil inscritos, o programa Trainee da ALL não tem limite de vagas, selecionando normalmente entre 15 e 20 candidatos.

Com duração de 12 meses, o programa contempla fase de integração, com as áreas corporativas e operacionais da companhia; e treinamentos técnicos e comportamentais e desenvolvimento de um projeto individual ao final do programa.

O programa oferece salário compatível com o mercado e pacote de benefícios que inclui assistência médica e odontológica, vale-alimentação, seguro de vida e participação nos resultados. Ao fim do período do treinamento, o trainee comanda equipes e desenvolve projetos de grande repercussão para a companhia. Além disso, a ALL oferece especialização no exterior como prêmio para o autor do projeto com o melhor resultado para a companhia.

O processo consiste em quatro etapas. Após a primeira triagem dos currículos inscritos pela internet, são feitas provas online, seguidas por dinâmica de grupo e entrevistas. Depois ocorre a final regional e os cerca de 60 finalistas vão a Curitiba para um painel com o presidente e demais diretores da empresa.

 

Oportunidade

Programa tem 25 vagas para orientar desempregados em São Carlos

O projeto ‘Time do Emprego’ oferece 25 vagas gratuitas para o programa de orientação e preparação de trabalhadores desempregados, em São Carlos (SP). Para participar é necessário ter mais de 16 anos.

O programa, que ensina a buscar uma vaga compatível com os interesses e habilidades do trabalhador, abrange dez temas. Entre eles, planejamento financeiro e desenvolvimento do currículo.

Serão realizados 12 encontros semanais, com três horas cada, com grupos de 20 a 25 desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego. O programa fornece material de apoio, com cartilha e apostila.

Os interessados devem levar RG e CPF à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, localizada na Avenida São Carlos, 1.800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

As atividades têm início previsto para a segunda quinzena de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3376-2647.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x