Namorados ainda querem roupas e acessórios como presente
Flores e bombons se tornaram complementos para o presente do Dia dos Namorados, que será comemorado na próxima terça-feira, dia 12. Em uma sondagem do jornal Primeira Página para identificar o presente para a data no século 21 se descobriu que os eletrônicos ainda não atingiram o topo na preferência e os vestuários e acessórios comandam a lista.
O gerente da C&A Computadores, Dener Luiz Cruz, disse ainda não ter ideia do volume de vendas destinadas aos casais. Contudo, os celulares smartfones, que dão acesso à internet, são de longe o produto mais procurado por jovens e adultos para presentear. “O celular corresponde a 25% das vendas da loja”, afirmou.
Ele afirmou também que o volume de venda acontece mesmo três dias antes da data como ocorreu nos Dia das Mães. “A expectativa é vender pelo menos 20% a mais que o mesmo período de 2011, principalmente equipamentos com alto volume agregado”, afirmou.
As bijuterias estão entre os produtos com apelo para a data. Na avaliação da vendedora Jaqueline Lourenzo de Araújo, da Morana Acessórios, o preço mais acessível e o desejo das mulheres por um acessório ajudam nas vendas que devem atingir perto dos 20% a mais que 2011. “Os conjuntos de brincos e colar são os mais procurados. Como os modelos vão dos mais arrojados aos clássicos, a probabilidade de acerto é também maior”, afirmou.
“A maior dificuldade é o homem escolher o presente da namorada”, frase que predominou com certa unanimidade, pelos gerentes de vendedores abordados pela reportagem. Para ajudar nessa escolha, os vendedores estão treinados para identificar o estilo da namorada e sugerir o presente ideal, afirmou Hélio Aparecido, da Hering Store.
Para a vendedora Jaqueline, os namorados mais mão aberta até levam mais de um presente sugerido pela loja para tentar não correr tanto risco de errar.
A gerente da Mr. Kitsch, Mara Lúcia Pereira, por ter produtos para o público masculino, afirmou que vender para as namoradas presentear os namorados é um pouco mais fácil. “Elas sempre compram mais que uma peça e levam o mais caro”, afirmou ao ressaltar que entre os itens de maior vendagem está um kit com calça, camisa cueca e meia. “Um tiro no alvo, sem chance de erro” afirmou.
Para a gerente da loja Bunny’s, Tatiane Carvalho, o público jovem busca mesmo é roupa, não só pelo preço mais barato como pelo apelo da moda para essa faixa etária até os 25 anos. “A camiseta e o jeans são peças-chave para o presente do Dia dos Namorados”, afirmou.
Setor varejista espera vender 10% a mais que 2011
O otimismo tomou conta da expectativa de vendas do setor varejista da cidade para as comemorações do Dia dos Namorados. A aposta da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) é de um aumento de 10% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2011.
A data é considerada pelo segmento como a terceira melhor em volume de vendas para o varejo, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães, de acordo com o presidente da Acisc, Alfredo Maffei Neto.
A baixa dos juros que resultou em queda nos preços dos produtos, aliada a uma maior flexibilidade no crédito, é item que colabora para uma venda expressiva em 2012, avalia o presidente da Acisc.
No mesmo diapasão, o presidente do Conselho do Comércio Varejista (CCV), Paulo Gullo, sustenta os dois dígitos como expectativa de vendas na data que para ele é muito ampla e inclui namorados, noivos, marido, mulher e paqueras.