“Novos hotéis devem acrescentar mil leitos à cidade”, diz diretor de Turismo
“Na Exposhow ocorrerão formaturas nos dias 7 e 8 de dezembro, da turma da Escola de Engenharia da USP; nos dias 14 e 15 dezembro, formatura da Engenharia de Produção, Civil e Terapia Ocupacional da UFSCar; 4 e 5 de janeiro, formatura da Engenharia de Produção, Psicologia e Fisioterapia da UFSCar”, diz João Paulo Porto, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo da Prefeitura, traçando um panorama de como as formaturas de final de ano afetam a cidade: “Colocando 10 pessoas convidadas por formando, temos algo em torno de 50 mil pessoas passando pela cidade no final e no início do ano. Além dos hotéis, o mercado gastronômico, os supermercados e o comércio de aluguel de chácaras também se aquecem. Estamos recebendo pessoas aqui pedindo orientação de onde é que podem alugar chácaras, pois elas não acham mais. Algumas pessoas estão tendo que se hospedar em Araraquara, pois nossa rede hoteleira não comporta a massa de gente que vem com os formandos de USP, UFSCar, Unicep. Muitas repúblicas também absorvem os amigos e familiares dos formandos”, explica Porto.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo, existem hoje 2.295 leitos na cidade e com a construção dos novos hotéis serão acrescidos cerca de mil leitos: “Vejo com bons olhos a chegada dos novos hotéis”, diz Manuel Simões Pires, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, e completa: “Existem temporadas em São Carlos em que as pessoas vão para Ibaté, para Araraquara, pois os hotéis estão lotados. Num ponto vejo com bons olhos a chegada dos novos hotéis, importante para a cidade. Mas ao mesmo tempo não quero que amanhã ou depois o hotel fique abandonado, sem atividade. Mas acho que tudo isso engrandece São Carlos e região”.
Reginaldo Faria, do Hotel Graúnas, explica: “No nosso hotel temos duas datas em dezembro que o hotel já está praticamente lotado: as formaturas da USP e UFSCar. Para as festas de fim de ano nosso movimento cai tanto que fechamos no Natal e no Ano Novo. Em janeiro e fevereiro também tem formaturas, porém menores”, diz.
Já José Antonio, gerente do Hotel Toscano, diz: “Como é um hotel simples e barato, não ficam muitos familiares de formandos, visto que a Formatura é um evento glamouroso. Mas o pessoal de buffet, músicos, fotógrafos e demais organizadores da formatura chegam a lotar o hotel”.
Juntas, a UFSCar e a USP têm cerca de 1.800 alunos formandos (cerca de 1.000 da USP e entre 700 e 800 da Federal).