22 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Previdência Privada tem mais vantagens no resgate

Previdência Privada tem mais vantagens no resgate

10/11/2012 19h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Previdência Privada tem mais vantagens no resgate

A previdência privada, ou previdência complementar, é uma modalidade de aplicação financeira cujo principal objetivo é garantir uma renda ao longo do período de contribuição ou deseja uma renda extra a se aposentar.

 

Contribuintes da previdência privada têm mais vantagens se optarem no momento da aposentaria sacar ou manter o dinheiro investido, do que optarem em pela renda vitalícia ou temporária.

Os juros gerados pela previdência privada acompanham as oscilações do mercado econômico, gerando lucros diários.

Quando chega o momento da conversão em renda, na aposentaria, o contribuinte pode optar em manter, resgatar ou transformar o investimento em renda vitalícia ou temporária. Tem mais vantagens a pessoa que opta em manter o dinheiro rendendo e retirar aos poucos alguns valores, respeitando a carência do plano, que pode ser de 60 dias a um ano.

Neste caso também outro benefício garantido, em caso de morte, o dinheiro tem sucessão patrimonial aos herdeiros sem necessidade de integrar ao inventário. Outra opção de vantagem é resgatar o valor total de uma única vez para fazer outros investimentos, cuja rentabilidade pode ser de 20% a 30% maior que a renda mensal de aposentadoria privada.

Caso o contribuinte no momento da aposentadoria opte pela renda vitalícia que fica ao longo da vida ou temporária que dura por um período de cinco anos. Neste caso, o contribuinte entrega todo o investimento ao banco capitalizador que irá calcular o valor da renda mensal. Além disso, existe a desvantagem: em caso de morte, a renda restante ainda não paga ao contribuinte fica para o banco capitalizador, não sendo repassada a nenhum herdeiro.

A renda vitalícia oferecida pelos bancos na previdência privada é menor porque o cálculo leva em conta a expectativa de vida, que hoje está em quase 74 anos e continua crescendo. Quanto maior é a expectativa de vida, menor é a renda vitalícia.

De acordo com o economista e docente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Luiz Fernando Paulillo, a melhor opção de resgate da previdência privada vai depender do perfil do contribuinte e, obviamente, de sua autoanálise de fator econômico. “Caso o contribuinte tenha perfil empreendedor, a melhor opção é sacar todo o dinheiro e empreender, como construção de um imóvel, abertura de um negócio”, comenta.

Ele ainda explica: “Caso o contribuinte não tenha este perfil e pouca formação adequada para essa atividade, as outras opções são mais adequadas. Se o perfil for muito conservador e de grande aversão ao risco, a melhor opção é manter na previdência e obter os rendimentos para futura retirada. Neste caso, preparar-se para trabalhar o dinheiro nos momentos das retiradas”.

Para Paulillo, a previdência privada tem sido uma grande opção para pessoas que conseguem viver gerando uma sobra de dinheiro ou poupança, isto é, que sabem se programar financeiramente, conciliando receitas e gastos.


Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x