26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Procon orienta sobre presentes para o Dia das Crianças

Procon orienta sobre presentes para o Dia das Crianças

10/10/2013 22h16 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Procon orienta sobre presentes para o Dia das Crianças

O Procon São Carlos orienta os consumidores sobre a compra de brinquedos no período em que se comemora o Dia das Crianças, verificando a faixa etária e se os brinquedos são compatíveis com a idade da criança, uma vez que têm ocorrido acidentes com esse tipo de produto.

 

Outro detalhe importante é que todos os brinquedos devem apresentar nas embalagens o selo do Inmetro, o que garante que passou pelo teste de qualidade.

De acordo com o diretor do Procon, Joner José Nery, a inexistência do selo do Inmetro significa que o produto não oferece nenhum tipo de segurança para quem for utilizá-lo. “A recomendação é que não se compre nenhum produto que não tenha estampado o selo do Inmetro, que certifica a qualidade e a segurança. Pesquisar os preços também é interessante, uma vez que há diferença grande entre uma loja e outra”, alerta.

Outro detalhe importante na compra do presente é que os pais evitem levar os filhos nos estabelecimentos e que não comprem por impulso. “Muitos pais são influenciados pelas crianças na hora de comprar os brinquedos e, muitas vezes, compram desnecessariamente”, reforça.

Joner José Nery lembrou que o comerciante não é obrigado a fazer a troca de produtos que por acaso não tenham agradado as crianças. Nesse caso, a obrigatoriedade é somente para aqueles que apresentarem defeito de fábrica. “O comerciante pode fazer a troca por outro produto ou enviar o brinquedo para assistência técnica, cujo prazo é de 30 dias para solucionar o problema”, explica.

 

Nas compras feitas pela internet, independentemente de defeito ou de satisfação do cliente, o consumidor tem o direito de solicitar a devolução do dinheiro no prazo de sete dias. “A recomendação que o Procon sempre faz é para que o consumidor exija a nota fiscal, que vai lhe garantir o direito de troca ou qualquer outro tipo de reclamação”, completou o diretor do Procon.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x