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Procon-SP suspende sites da B2W por 72 horas

14/03/2012 22h08 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Procon-SP suspende sites da B2W por 72 horas

A Fundação Procon-SP anunciou nesta quarta-feira, 12, que decidiu suspender as atividades de comércio eletrônico dos sites do grupo de varejo B2W por 72 horas em todo o Estado de São Paulo, após problemas no atendimento aos consumidores registrados em 2011.

 

A determinação vale a partir da quinta-feira, segundo o Procon-SP, que também aplicou multa de 1,744 milhão de reais contra a companhia. Os sites envolvidos são americanas.com.br, submarino.com.br e shoptime.com.br.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, em 2010 foram 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, o número aumentou em 180 por cento, com o registro de 6.233 atendimentos. A maioria dos problemas foi gerada por falta de entrega do produto ou defeito no item adquirido.

“Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, afirmou em comunicado o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

As ações da B2W tiveram a terceira maior queda dentro do Ibovespa, índice que reúne os papéis brasileiros com maior liquidez na bolsa paulista, nesta quarta-feira, com baixa de 3,6 por cento. O Ibovespa recuou 0,2 por cento.

Em comunicado, a empresa informou que vai recorrer da decisão e da multa. A B2W disse que há uma “desproporcionalidade entre a multa, a pena e a alegada falta, correspondente a menos de 1 por cento de todas as entregas, fato que acontece em absolutamente todo o mundo e sempre decorrente de causas distintas”, de acordo com o advogado da B2W Sergio Bermudes.

A companhia afirmou, ainda, que trabalhou para resolver os problemas dos clientes no final de2010. Aquantidade de reclamações no segundo semestre de 2011 foi reduzida em 27,9 por cento, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

Nos dois primeiros meses de 2012, o número de reclamações caiu 71,6 por cento em relação àquele período em 2011, conforme dados divulgados pelo SINDEC, relativos à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – SP, citados pela B2W.

 

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