Produção de petróleo no Brasil sobe 6,9%
A produção de petróleo no Brasil em fevereiro foi 6,9% maior que o mesmo mês de 2011, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Foram produzidos aproximadamente 2,205 milhões de barris diáriosem fevereiro. Emcomparação com o mês de janeiro houve uma redução de 1,1%.
A produção de gás natural atingiu 67 milhões de metros cúbicos diários, volume 6,8% maior que o ano anterior e cerca de 5,7% menor que o mês de janeiro, segundo dados do relatório publicado no site da agência.
Na camada do pré-sal houve uma redução de 22,5% em relação ao mês passado, por conta da interrupção dos Teste de Longa Duração (TLD)em Carioca Nordeste, na Bacia de Santos.
No dia 31 de janeiro a Petrobras identificou um derrame de água oleosa na plataforma FPSO Dynamic Producer após o rompimento de um duto vertical.
Logo após o incidente, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço, que se mantém fechado e em condições seguras.
Sem Carioca Nordeste, a produção atual do pré-sal encontra-se em 141,5 mil barris diários de óleo equivalente (boed).
A Petrobras foi responsável por 92 por cento do total de petróleo e gás do país. A Shell, Chevron e Statoil Brasil produziram entre 60 mil e 80 mil barris por dia em média no mês.
A OGX, empresa de petróleo do empresário Eike Batista começou a produzir seu primeiro óleo em fevereiro, com média de 11,6 mil boed, e já é a quinta maior produtora do país (ranking por operador).