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Publicidade do interior se expande, mas sofre com improviso

01/02/2013 11h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Publicidade do interior se expande, mas sofre com improviso

Nesta sexta-feira, 1º, comemora-se o Dia do Publicitário, uma profissão que trata de forma dinâmica e planejada a imagem e divulgação institucional de empresas de bens e serviços.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), Juliana Santicioli, o trabalho do publicitário compreende o caminho entre os produtos e serviços que são desenvolvidos em organizações públicas ou privadas, envolvendo os agentes que estão fora da empresa ou os que estão no interior de cada uma delas. “Tornando o processo de comunicação efetivo, interessante e frutífero para todos”, emenda.

O publicitário, Daniel Lima, é formado em Publicidade na área de criação publicitária, está há 19 anos na carreira e há cinco anos tornou-se o diretor de criança da Agência Target Nórtua. A agência existe há 7 anos em São Carlos e trabalha com diversas empresas e ramos empresariais.

Com muito tempo na área e a experiência que adere, o profissional passa a ter mais percepção para entender os anseios dos clientes e o mais adequado ao mercado. “A propaganda bem feita é aquela que consegue ser criativa, impactante e diferente para criar uma referência de informações no conceito dos consumidores”, destaca Lima.

Todo estudo é focado na história, trabalhos, clientes e concorrência para que seja elaborada uma identidade corporativa melhor e diferenciada. Muitas vezes o trabalho do publicitário não é valorizado por completo, dando apenas o reconhecimento à criação, porém as etapas que antecedem este processo são importantes quanto para o sucesso do resultado final.

“Na publicidade, 70% do trabalho é inspiração que vem dos estudos, referências e pesquisas da área”, comenta o diretor de criação.

Lima destaca que ainda há muito improviso por parte dos empresários que procuram produzir e divulgar uma imagem corporativa de sua empresa usando meios ou métodos de custos inferiores e efeito limitado.

“Há profissionais de outras atividades que acabam exercendo a função, de forma limitada, do publicitário. Esses profissionais poderiam atuar de forma mais colaborativa às agências”, diz Daniel.

Para o publicitário, a propaganda publicitária é um catalisador de resultado, ou seja, otimiza e encurta o tempo das pessoas em conhecer sua marca ou empresa por meio de várias alternativas de mídias disponíveis.

“O maior concorrente do publicitário do interior é o improviso. Quanto melhor o publicitário estiver capacitado em traduzir sentimentos de qualidade, tecnologia, vanguarda e profissionalismo nas peças publicitárias, maior a probabilidade de alcançar o sucesso” afirma Lima.

Segundo Santicioli, diferentemente das primeiras turmas, agora os alunos chegam sabendo bem mais sobre o mercado e a responsabilidade social que têm como comunicadores, o que demonstra uma evolução muito positiva.

Para a coordenadora, a publicidade é uma profissão muito pautada na tecnologia, na viabilização de novas maneiras de comunicar o que precisa ser comunicado considerando níveis de atenção e interesse do público. “Nesse sentido, a revolução tecnológica que vivemos ainda nos apresentará muito e caberá ao profissional de publicidade estar preparado técnica e eticamente”, ressalta.

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