Região cria 1.150 postos de trabalho
O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)em São Carlos(região composta por 13 municípios) apresentou resultado positivoem maio. Avariação ficou em 3,03%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 1.150 postos de trabalho.
No ano de 2012, o acumulado foi de 7,39%, representando um acréscimo de aproximadamente 2.750 postos de trabalho. Todavia, nos últimos 12 meses, o acumulado é negativo (3,6%), representando uma redução de aproximadamente 1.500 postos de trabalho.
O índice do nível de emprego industrial, segundo dados da Regional de São Carlos, foi influenciado pelas variações positivas dos setores de produtos alimentícios (13,3%) vindos da produção sucroalcooleira (cana-de-açúcar). Outros segmentos como produtos de borracha e de material plástico (1,72%) e produtos de minerais não metálicos (0,19%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região, também contribuíram para esse desempenho.
De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas (Depecon) do Ciesp, o resultado só não foi melhor devido as variações negativas dos setor de máquinas e equipamentos (0,44%), que também influenciou no calculo do índice.
Quando comparados os meses de maio de 2011 e 2012, observa-se um cenário melhor, pois no mesmo período do ano passado o resultado foi negativo em 0,94%.
O ranking estabelecido pelo Ciesp São Carlos atingiu no mês passado o 6º lugar, galgando onze posições, comparado a abril. Entretanto, em março a cidade ficou no último lugar (36º) entre as que compõem as Regionais do Ciesp, com índice negativo de 6,75% em perda de postos de trabalho, o que correspondeu a 2,6 mil trabalhadores demitidos.
Nos outros três meses do ano, a posição da região de São Carlos na criação de empregos na indústria oscilou entre o 2º e 16º lugares que corresponderam a +2,43%, o que representou 900 postos de trabalho e +0,88%, o que significou aproximadamente 350 postos de trabalho, respectivamente.
REGIÃO – O Ciesp de Araraquara (região composta por 17 municípios) apresentou resultado positivo no mês de maio de 2012. A variação ficou em 3,40%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 2 mil postos de trabalho.
O nível de emprego industrial regional do Centro das Indústrias,em Rio Claro(região composta por 7 municípios), já apresentou resultado negativo com a variação em 0,37%, o que significou uma perda de aproximadamente 200 postos de trabalho.