Safra de soja do país pode superar a dos EUA
O plantio de soja na safra 2012/13 do Brasil foi estimado em um recorde de 27,9 milhões de hectares, informou nesta sexta-feira a Agroconsult, que vê potencial para o país produzir mais do que os Estados Unidos na temporada.
Na safra anterior, a área plantada com soja no Brasil –tradicionalmente o segundo produtor global, atrás dos EUA–, atingiu 25 milhões de hectares.
Os contratos futuros perto de patamares recordes na bolsa de Chicago, referência internacional de preços, diante da deterioração das lavouras nos EUA pela seca, devem impulsionar o plantio no Brasil na nova safra. A semeadura normalmente começa em meados de setembro, pelo Centro-Oeste.
“As excelentes margens de soja para a próxima safra (do Brasil) devem levar a um aumento de área plantada de 2,86 milhões de hectares, 11 por cento (superior) em relação a 2011/12”, afirmou a Agroconsult em relatório divulgado nesta sexta-feira.
Na nota, a Agroconsult não divulgou um volume da produção para o Brasil em 12/13.
A assessoria de imprensa da consultoria, no entanto, afirmou por email que “a perspectiva é de safra de soja no Brasil maior que a americana”.
Não havia um representante da Agroconsult imediatamente disponível para comentar o assunto.
Em seu levantamento de julho, o Departamento de Agricultura dos EUA estimou a safra do Brasil 12/13 em 78 milhões de toneladas, e a dos EUA em 83 milhões de toneladas.
A Agroconsult estima a safra dos EUA em 80 milhões de toneladas.
O crescimento do plantio de soja no Brasil ocorreria ao mesmo tempo em que haveria um recuo no plantio de milho primeira safra 12/13, para 7,1 milhões de hectares, ante 7,9 milhões de hectares na temporada 11/12 –o cereal e a oleaginosa concorrem por área na colheita de verão.
Esse recuo no plantio de milho esperado seria recuperado na segunda safra, segundo a Agroconsult, que estimou um crescimento de área para 7,9 milhões de hectares, ante 7,1 milhões em 11/12.