São Carlos recebe pela 1ª vez o projeto Roda SP
São Carlos irá receber pela primeira vez o projeto Roda SP, que consiste em um programa itinerante com diversos ônibus que levarão passageiros a diversos pontos turísticos da cidade e região. O tour ocorrerá de 26 de abril a 1º de maio, durante a realização da Festa do Clima e será realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
Os pontos programados de visita em São Carlos, de acordo com cada itinerante, serão: o Observatório Astronômico CDCC, Vinícola Villagio Bonucci, Museu da TAM e Fazenda Santa Maria.
Para participar do itinerante, os passageiros devem adquirir o cartão de embarque pelo valor de R$ 10, ficando à vontade para descer e subir do ônibus no momento em que desejar. Os ônibus circularão de hora em hora pelos pontos de parada seguindo os roteiros.
O coordenador do projeto Roda SP, Maurício Juvenal, comenta que a expectativa da primeira vez do projeto em São Carlos é agregar mais valor aos pontos visitados, potencializando o fluxo de turistas nas cidades e opções de lazer.
“Os resultados do projeto são positivos, na região de Bauru foram quase 10 mil embarques. Em São Carlos e região são esperados entre 5 e 6 mil, que vão representar um fluxo turístico nesses pontos bastante significativo”, comenta Juvenal.
Durante a execução do Roda SP serão disponibilizados 16 ônibus, entre convencionais, micro e double-deckers, todos com monitores e guias, além de áudio interno nos idiomas português, inglês e espanhol, reproduzindo informações extras dos pontos visitados.
Os guias e monitores não acompanharão o desembarque dos passageiros durante as paradas nos locais turísticos, além das informações passadas pelos guias no interior do ônibus, ficarão disponíveis também monitores nos pontos de embarque e desembarque com demais informações da programação. Nos pontos fixos, chamados de “Touch”, espalhados pela cidade, os passageiros também terão informações impressas de roteiros, pontos turísticos e horários.
TRÊS ROTAS – Serão oferecidas três rotas aos passageiros no período de realização, todas as linhas partindo de São Carlos. A Rota Aventura circulará entre pontos turísticos de São Carlos, Analândia e Pirassununga. A Rota Diversidade terá pontos em São Carlos e Araraquara e a Rota Contemplação com o passeio a mais pontos turísticos de São Carlos e Dourado.
O objetivo do projeto Roda SP é explorar o potencial turístico da cidade e região, oferecendo mais roteiros e aumentando o consumo de serviços e produtos locais, impulsionado a economia local.
A divulgação do projeto será voltada a toda população da cidade e região junto à programação da Festa do Clima, destaque para os grupos escolares e da terceira idade.
A visita ao museu da TAM será gratuita? ou teremos que pagar à parte?
as negociações para inserir São Carlos no projeto Roda-SP são de autoria do vereador Dé Alvim e se iniciaram em 2011. finalmente vemos os resultados. bom para o turismo de São Carlos!