Site disponibiliza gratuitamente consulta ao crédito
A Boa Vista, empresa administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), agora permite o acesso dos consumidores às informações de débitos, restrições ou pendências financeiras por meio do site (https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/consulta-de-debito.php).
Após realizar o cadastro, que exige CPF, e-mail, Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento, celular e CEP, a pessoa pode verificar se tem alguma pendência registrada. Em caso positivo, o consumidor pode entrar em contato com os dados dos credores, o que permite uma negociação direta entre consumidor e credor.
“Na realidade nós, pela ACISC, já disponibilizávamos esse serviço de maneira gratuita, bastando trazer CPF e dados, e cobrávamos um valor simbólico de R$ 1,00 no caso de a pessoa desejar o documento impresso, mas a consulta é gratuita”, afirma Alfredo Maffei Neto, presidente da Associação Comercial de São Carlos (ACISC), que completa: “Acredito que essa medida da Boa Vista venha facilitar tanto para o consumidor, pela comodidade que ele vai ter agora em acessar dados de onde estiver, quanto o comerciante. Embora a gente diga que a pessoa deveria saber se está com o nome sujo, já que recebe carta com notificação, muitos afirmam que não sabiam, e depois ficam constrangidos inclusive de ir até a ACISC. Enfatizamos, no entanto, que continuamos a fazer esse serviço e continuamos dando informações sobre isso aos consumidores”, diz.
Segundo a administradora do SCPC, eles têm como base de dados mais de 350 milhões de informações comerciais (sobre consumidores e empresas), e mais de 42 milhões de registros de transações.
ATENÇÃO, SCPC NÃO É O SPC!!!!!! Por possuir denominação assemelhada a outra rede cadastral (SCPC – Marca Registrada da Associação Comercial de São Paulo, operada agora no Rio pelo CDL RIO – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) confunde-se com o tradicional SPC (Marca Registrada da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). No anos passado, a BOA VISTA SERVIÇOS, empresa criada , em novembro de 2010, pelas entidades CDL RIO (Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro); ACSP (Associação Comercial de São Paulo); CDL Porto Alegre; e Associação Comercial do Paraná, com a finalidade de operar o Serviço Cadastral denominado SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito , conforme anunciado amplamente na Imprensa. Passou a operar mais amplamente a marca SCPC , criando confusão entre os consumidores com o tradicional SPC. PORTANTO AS CONSULTAS NÃO SÃO DO SPC TRADICIONAL.
Ótimo e necessário esclarecimento Rosemeire. Agora temos então duas entidades “bisbilhotando” as finanças da população (rs.) Cabe ressaltar as palavras do A.Maffei: Quem entrou para a relação destas duas entidades, por lei, receberá uma notificação, a não ser que tenha se mudado recentemente, do contrário a notificação será enviada no mesmo endereço que você cedeu à loja em que efetuou a compra, mas também os dados dos seus documentos poderiam ser utilizados em alguma operação de crédito fraudulenta. A dica neste caso é simples, todas as vezes em que tiver que deixar um xerox de seus documentos em alguma loja, escreva sobre eles o nome da loja, assim ninguém mais poderá utilizá-los em outra, e por último o fraudador pode ser seu homônimo, aí é dor de cabeça na certa, tem que fazer boletim policial e provar que você não é o salafrario.