Motos

SP propõe isentar IPVA de 53% da frota

Divulgação/Governo de SP

 Agência SP

O projeto de lei enviado pelo Governo de SP para a Assembleia Legislativa (Alesp) prevê a isenção de IPVA para 2,4 milhões de motocicletas até 150 cilindradas, o equivalente a 53% da frota do estado.

A proposta isenta do imposto todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cc de propriedade de pessoas físicas. A medida tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço.

“Essa iniciativa reconhece a importância social e econômica da motocicleta para milhões de paulistas que dependem dela para trabalhar e garantir renda. Estamos falando de entregadores, prestadores de serviço e trabalhadores que movimentam a economia todos os dias. A isenção foi planejada com responsabilidade, para aliviar o orçamento de quem mais precisa, sem comprometer o equilíbrio das contas do Estado”, destaca o governador Tarcísio de Freitas.

Se o projeto for aprovado, a isenção passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026 para veículos em situação regular de registro e licenciamento. O texto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado.

 

 

Compartilhe:

Recomendamos para você

IBGE
Varejo ampliado, que cresceu 1,1% em outubro ante setembro, operava 1,4% aquém do pico da série histórica alcançado em março de 2025
Há 2 horas
Banco Central
Projeção continua acima do centro da meta, de 3%
Há 13 horas
Saúde pública
Sábado contará com a última edição do Dia E do Programa Ebserh em Ação de […]
Há 17 horas