Terminal multimodal em Itirapina é inaugurado; investimentos chegam a R$ 100 milhões
Líder mundial na logística de açúcar para exportação, a empresa Rumo Logística, do Grupo Cosan, inaugurou nesta segunda-feira, 22, , a primeira fase de seu novo terminal multimodal para o escoamento de açúcar e grãos. O empreendimento foi implantado em Itirapina, no Interior do Estado, a 290 quilômetros do Porto de Santos. As cargas de exportação serão levadas de trem até o complexo santista.
Localizado em uma era de aproximadamente 230 hectares com 15 mil metros quadrados e área construída, o terminal recebeu investimentos de R$ 100 milhões nesta primeira etapa, que abrigará um armazém com capacidade estática para 110 mil toneladas, uma moega rodoviária [equipamento logístico destinado ao recebimento de carga à granel, como açúcar, farelo e grãos] capaz de receber 11 mil toneladas diárias e uma tulha ferroviária [equipamento logístico destinado ao carregamento de vagões], com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia.
Quando estiver operando a todo vapor, no ano que vem, o terminal será a maior estrutura de embarque de açúcar para ferrovia da Rumo. Ele terá a capacidade de receber 400 mil toneladas (potencial estático),podendo operar 11 milhões de toneladas por ano. A estrutura será usada no escoamento da produção da Cosan e de 90 usinas atendidas pela Rumo Logística.
ALCKMIN – A inauguração do novo terminal intermodal para escoamento de açúcar e grãos, ontem, representa um salto na capacidade de transporte ferroviário do Estado de São Paul e também avanços econômicos e ambientais, na visão do governador paulista, Geraldo Alckmin. Ele também ressaltou que o terminal dará competitividade em um momento difícil pelo qual o setor sucroalcooleiro está passando.
“São Paulo é o maior produtor brasileiro de açúcar e álcool. Nós temos ajudado o setor com a redução do ICMS de álcool. No carro flex fuel (movido a bicombustível) o álcool é mais barato, é uma energia limpa e verde”, ressaltou o governador na inauguração, em Itirapina.
A primeira etapa do terminal vai abrigar um armazém com capacidade para 110 mil toneladas. Quando todas as etapas forem concluídas, em 2015, serão mais três armazéns com capacidade de 110 mil toneladas cada um.