Vale retoma operação em ferrovia que leva minério de Carajás
As operações de transporte de carga da Vale na Estrada de Ferro de Carajás (EFC), por onde passam cerca de 10 por cento do minério de ferro exportado no mundo, foram retomadas na madrugada desta sexta-feira, 5, após bloqueio realizado por índios, informou a companhia em nota.
A EFC é uma de suas principais vias para o escoamento do minério de ferro na região Norte do país.
Segundo o comunicado, a empresa obteve na noite de quarta-feira, dia 3, liminar da 5ª Vara da Justiça Federal de São Luís “determinando o imediato desbloqueio da Estrada de Ferro Carajás”.
Segundo a mineradora, índios das comunidades Guajajaras e Awá-Guajá haviam bloqueado a ferrovia no km 289, entre os povoados maranhenses de Mineirinho e Auzilândia, no município de Alto Alegre do Pindaré (MA).
“O ato se deu em protesto contra a Portaria 303 da Advocacia Geral da União, que trata sobre a salvaguarda de direitos indígenas. A manifestação não teve relação com a Vale”, informou a companhia reforçando nota do início da semana.
O transporte de passageiros será retomado a partir do sábado da estação de São Luis (MA) com destino a Parauapebas (PA), informou ainda na nota.