22 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Veja como ganhar a correção maior dos atrasados do INSS

Veja como ganhar a correção maior dos atrasados do INSS

04/07/2013 22h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Veja como ganhar a correção maior dos atrasados do INSS

O segurado que ganhou uma ação contra o INSS e teve o atrasado corrigido pela TR (Taxa Referencial) pode aumentar essa grana pedindo a aplicação de outro índice, como a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou a taxa básica de juros, a Selic.

 

A correção maior pode beneficiar quem tem direito a atrasados acima de 60 salários mínimos, que neste ano correspondem a R$ 40.680, e são chamados de precatórios.

Quem ainda não teve o atrasado liberado deve pedir a correção mais vantajosa o mais rápido possível.

Em junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou ilegal usar a TR, que é o índice de correção da caderneta de poupança, na atualização dos atrasados acima de 60 salários mínimos.

“O conselho que eu sempre dou é o seguinte: entre com essa questão o quanto antes na ação”, diz o advogado Roberto de Carvalho, do site Ieprev.

Isso vale tanto para a ação apresentada em uma vara previdenciária quanto para as dos JEFs (Juizado Especial Federal), em que não é necessário ter um advogado até o INSS apresentar recurso.

Ele recomenda que sejam apresentadas duas possibilidades de correção: a taxa básica de juros, Selic, que está em 8% ao ano, e o INPC, o índice oficial da inflação, que em 2012 foi de 6,2% e deve ser 6,5% neste ano, segundo prevê o governo.

Se a ação já transitou em julgado, que é quando não cabe mais recursos, o advogado pode pedir um embargo declaratório, no qual pedirá a mudança da decisão, para que a TR não seja aplicada na correção do valor.

Na ação em andamento, ele deverá apresentar uma petição incidental, pedindo o uso do outro índice.

 

NOVO VALOR

Dinheiro pago em 2014 pode ter aumento

Quem teve o precatório emitido até a última segunda-feira, 1º de julho, e entrou no lote de pagamentos do que vem pode tentar garantir a correção maior deste dinheiro.

 

 

O advogado previdenciário Roberto Carvalho explica que esses segurados do INSS terão os precatórios atualizados pela TR, desde a emissão até o pagamento. Esse rendimento, no entanto, é praticamente nulo, pois a TR hoje está zerada.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x