Vendas no varejo caem 0,5% em fevereiro
As vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 0,5% em fevereiro ante janeiro e registraram elevação de 9,6% em relação a igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 13.
Analistas ouvidos pela Reuters previam queda de 0,40% mês a mês e avanço anual de 9,00%.
O dado de janeiro ante dezembro foi revisado para cima, mostrando alta de 3,3%, ante avanço de 2,6% informado inicialmente.
De acordo com o IBGE, quatro das dez atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas em relação ao mês de janeiro, na série com ajuste sazonal.
Em fevereiro, entre os resultados negativos destacam-se os segmentos de Veículos e Motos, Partes e Peças (-1,0%); Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-2,1%); Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-2,7%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (-3,6%).
Os resultados positivos vieram dos segmentos de Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (alta de 3,1%); Combustíveis e Lubrificantes (+1,9%); Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (+1,6%) e Móveis e Eletrodomésticos (+1,3%).
Na comparação com fevereiro do ano passado (série sem ajuste), destacou-se o crescimento de 26,6% no volume de vendas do segmento Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação e a expansão de 13,3% em Móveis e Eletrodomésticos.