Mario Casale define Cultura e Esporte como vetores de inclusão e desenvolvimento
Entre as propostas, está o aumento significativo no uso de leis de incentivo à cultura, a promoção de novos espaços artísticos
Tratados como pilares fundamentais de seu Plano de Governo, a Cultura e o Esporte são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, vibrante e consciente de suas raízes, analisa o candidato a prefeito de São Carlos, Mario Casale (Novo). “As atividades culturais e esportivas promovem a coesão social, a saúde e o desenvolvimento econômico de uma cidade”, explica. “Nós vamos aumentar drasticamente o uso de leis de incentivo para promoção de atividades culturais e esportivas”, complementa.
No âmbito cultural, Casale propõe um conjunto de ações que visam não só a valorização dos artistas locais, mas também o fortalecimento da identidade cultural da comunidade. “Nossa meta é promover a leitura, a criatividade e as artes desde a primeira infância, implementando programas educacionais voltados para essas áreas nas escolas e nas atividades extracurriculares”, destaca o candidato do Novo.
Entre as propostas, está o aumento significativo no uso de leis de incentivo à cultura, a promoção de novos espaços artísticos por meio de parcerias público-privadas e a revitalização dos equipamentos existentes. “Temos que expandir a oferta de eventos culturais e festivais que celebrem a pluralidade de São Carlos, como o tradicional Festival Chorando Sem Parar”, informa Casale. “Esses projetos atraem tanto o público local quanto turistas, estimulando assim a economia criativa”, define.
Para a área esportiva, o Plano de Governo do Novo apresenta um plano ambicioso que busca democratizar o acesso à prática esportiva em todas as faixas etárias, com especial atenção para crianças e idosos. A proposta inclui o fortalecimento do esporte no ambiente escolar com o objetivo de integrar a educação física ao contraturno e o fomento de parcerias com o setor privado para ampliar a prática desportiva.
Entre as ações previstas, destaca-se o projeto Força Competitiva, cuja proposta desenvolve uma plataforma digital que pretende facilitar a busca e matrícula em atividades esportivas municipais, além da expansão das competições multiesportivas entre escolas públicas e privadas. “Nossa estratégia é identificar e apoiar talentos esportivos nas escolas, oferecendo recursos e oportunidades para o desenvolvimento atlético”, explica o candidato.
Casale pretende ainda estabelecer parcerias com o terceiro setor e escolas esportivas privadas para garantir que as infraestruturas esportivas estejam acessíveis a toda a população, incluindo subsídios ou bolsas para famílias de baixa renda. “Precisamos organizar e promover suporte aos torneios e campeonatos municipais, cujo processo pode garimpar um diamante olímpico como Maurren Maggi, Carla Moreno, Nelson Prudêncio, entre outros”.