6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Entregue-se ao sabor e aos benefícios da culinária japonesa

Entregue-se ao sabor e aos benefícios da culinária japonesa

03/05/2012 16h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Entregue-se ao sabor e aos benefícios da culinária japonesa

Entregue-se ao sabor e aos benefícios da culinária japonesa

Posso dizer que sou suspeita para falar sobre comida japonesa, já que além de apreciar o sabor peculiar dessa culinária o que me torna uma frequentadora assídua de restaurantes japoneses, como nutricionista, me sinto ainda mais satisfeita por saber os benefícios que esses alimentos trazem a nossa saúde.

Vocês sabiam que o Japão é o país com maior expectativa de vida do mundo? Pois é, a expectativa de vida do Japão é de 83 anos, ou seja, a expectativa de vida dos japoneses é 10 anos a mais que a nossa. Muito dessa longevidade, deve-se principalmente pela cultura alimentar e pelo estilo de vida que eles levam.

Por apreciar o sabor e os benefícios da culinária japonesa semana passada conversei com Emerson Conquista sushi-man e proprietário do restaurante japonês Zettai, tivemos uma deliciosa conversa regada a sushi e temaki. Por isso tive a ideia de compartilhar com os leitores os benefícios de cada um dos principais ingredientes dessa culinária a nossa saúde.

Algas

Presentes, principalmente nos sushis e temakis, estes vegetais marinhos são excelentes fontes de iodo, necessários para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. As algas também são ricas em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), que são importantes reguladores da serotonina, hormônio neurotransmissor que nos confere a sensação de prazer e bem-estar.

Mas a sua dieta também ganha reforço extra com o consumo das algas. Um estudo recente da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha, provou que elas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75% – mais que o dobro dos medicamentos com a mesma função. Além disso, os minerais e oligo-elementos raros presentes nas algas também são importantes para regular o funcionamento do metabolismo.

Peixes

Atum, salmão e truta são espécies largamente utilizadas na culinária japonesa. Esse trio é o verdadeiro aliado do coração. Isso porque os três peixes são ricos em ômega3, um ácido graxo poli-insaturado que faz uma verdadeira faxina nos vasos sanguíneos, dissolvendo as placas de gorduras que se fixam nas paredes das artérias. Com o sangue fluindo sem barreiras, reduzem-se os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames.

Outra função importante do ômega3 é aumentar os níveis de HDL (o chamado colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) do sangue, equilibrando as taxas de colesterol. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que o ômega-3 também é importante para a manutenção do sistema nervoso central, prevenindo doenças cerebrais degenerativas, como o Mal de Azheimer.

Já o atum é excelente fonte de vitamina B6, um nutriente importante para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Pepino

Ele é um dos vegetais mais usados na culinária oriental, compondo saladas, temakis e sushis. O pepino é composto por 95% de água, o que faz dele um alimento de baixa caloria e que garante hidratação do organismo. Também é um diurético natural, que auxilia na diluição dos cálculos renais, e tem potássio, que favorece a flexibilidade muscular, afastando as cãibras do caminho.

Além disso, é um ótimo aliado para o ritual de beleza. Ele contém vitamina C e ácido caféico, ótimos para tratar irritações e diminuir o inchaço da pele.

Gergelim

É considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras. Uma de suas funções na corrente sanguínea é dissolver lipídios da corrente sanguínea, regulando os níveis de colesterol e triglicérides, evitando doenças cardiovasculares. A lecitina também auxilia na lubrificação do intestino, que junto com as fibras contidas na semente mantém a prisão de ventre bem longe.

E ainda proporciona maior duração da saciedade, o que vai fazer com que a pessoa sinta menos fome.

Gengibre

Rico em fibras, o gengibre tem ação desintoxicante, favorece a digestão e alivia a constipação intestinal. Com propriedades anti-infamatórias e bactericidas, também trata inflamações, principalmente na garganta. Além disso, o gengibre tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gorduras, contribuindo para o emagrecimento.

Cogumelos

Shitake e shimeji são duas espécies que incrementam o cardápio da culinária japonesa e atuam melhorando a imunidade. Os cogumelos ativam a saciedade, diminuindo a compulsão e a fome. E tem tanta proteína quanto na carne vermelha, com a vantagem de ter menos gordura. Um bife de 100 gramas de contrafilé carrega cerca de 13 gramas de gorduras, enquanto a mesma quantidade de cogumelo não chega a um grama de gordura.

Tofu

Pesquisadores da dieta japonesa atribuem o consumo dele como um dos fatores para a baixa incidência de algumas doenças como certos tipos de câncer (mama, próstata e cólon), doenças cardiovasculares e osteoporose nas populações orientais, principalmente da China e do Japão. Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. É uma excelente fonte de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio.

Wasabi

A pasta feita da planta wasábia (ou rabanete japonês) contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Usada como condimento, ela ajuda na digestão, principalmente de comidas gordurosas. Trata-se de um alimento tão termogênico como o gengibre, que ajuda a acelerar o metabolismo. Porém, deve ser ingerido com moderação, por causa da sensibilidade de cada um ao ardor que a raiz provoca.

Não é só de pratos frios que vive a culinária Japonesa

Os pratos frios são a cara da culinária japonesa, mas o cardápio nem de longe fica restrito ao sushi e ao sashimi. Quem prefere opções quentes, principalmente no inverno, também pode fazer escolhas saudáveis e balanceadas.

Fazem parte desta turma a tradicional missoshiro (sopa de soja), os domburis (as receitas trazem variações com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, além do clássico Yakissoba. A receita de macarrão oriental com carne, frango e legumes ao molho de soja é uma refeição que traz diferentes grupos de alimentos, todos importantes para um prato completo e equilibrado: tem massa, proteína animal e vegetal e legumes. Ficou com água na boca? Então aprecie sem culpa essa culinária milenar.

Nos encontramos terça que vem com mais dicas de nutrição, saúde e beleza. Continuem enviando sugestões de assunto para [email protected], com a participação dos leitores nossa pagina fica cada dia mais dinâmica e interessante.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
JULIO CEZAR MORETI
JULIO CEZAR MORETI
12 anos atrás

Bom dia, Dra.!

Tenho acompanhado sua coluna há algumas semanas, e tenho assimilado novos conhecimentos sobre saúde e alimentação.

Continue firme com este ótimo trabalho.

Abraço.

iara de  mello
iara de mello
12 anos atrás

adorei viu

giovanna
giovanna
12 anos atrás

Olá Iara, que fico muito feliz em saber que tem acompanhado as matérias, para mim é muito gratificante ter o reconhecimento de uma paciente tão importante como você.

Grande abraço

Giovanna

giovanna
giovanna
12 anos atrás

Olá Julio, que bom que você está acompanhando as matérias. Já estou preparando a matéria que você sugeriu.
Aguarde!

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x