Atual campeão brasileiro estreia novo balão
Perseguindo o bicampeonato, o piloto Luís Silvestre lança mão de um veículo ainda mais competitivo para participar da edição 2012 do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que acontece de 17 a 22 de julho em São Carlos e terá 30 equipes concorrentes.
O novo balão, confeccionado com a tecnologia RVB COMP, tem 1.750 metros cúbicos de volume, contra 2.300 metros cúbicos do anterior, o que tende a garantir maior agilidade nos voos e nos pousos.
Mesmo já tendo participado de competições anteriores em São Carlos, o piloto não descuida da responsabilidade de se preparar bem para a competição. Afinal, a cidade é conhecida pelos praticantes da modalidade por seus fortes ventos, o que exige ainda mais treino e concentração dos concorrentes. Os voos ocorrerão diariamente, entre das 6 às 11 horas e das 15 às 18 horas.
A noite de 20 de julho (sexta-feira) será brindada com o espetáculo Night Glow, às 20h, no Estádio Municipal. Presos por cordas, os balões permanecem acesos, feito lâmpadas, com o flamejar dos maçaricos. A expectativa dos organizadores do evento é atrair 10 mil espectadores.
“O campeonato brasileiro deste ano vai preparar os pilotos para as próximas competições a serem realizadas em São Carlos: em 2013, o pré-mundial e o brasileiro; e em 2014, o mundial de balonismo. Voar em São Carlos exige muito dos participantes”, acredita Luís Silvestre.
O piloto já competiu quatro vezes na cidade. Em 2007, foi vice-campeão do Campeonato Paulista de Balonismo; em 2008, sagrou-se campeão na Copa Brasil; alcançou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2010; e foi o 5º colocado na Copa Brasil em 2011.