Blatter é desafiado a revelar salário
Mark Pieth, advogado suíço independente responsável por gerir o processo de reforma da Fifa, desafiou nesta sexta-feira, 31, o presidente Joseph Blatter e os altos executivos da entidade a revelarem seus salários.
Pieth, presidente do Comitê Independente de Governança, fez a cobrança em discurso perante os 208 delegados no Congresso da Fifa, observado por Blatter.
O processo de reforma, que começou há dois anos, é destinado a trazer maior transparência à entidade que comanda o futebol mundial.
Pieth não poupou os altos dirigentes, ao afirmar que transparência incluiu a divulgação da remuneração de Blatter e dos integrantes do comitê executivo da Fifa.
Blatter disse anteriormente que o período de reforma terminava neste Congresso, mas Pieth discordou.
“A questão-chave remanescente na transparência é a remuneração dos funcionários-chave. Isso não aconteceu durante a noite para outras organizações também, mas a Fifa precisa correr atrás”, disse.
“Eu gostaria de convidar o presidente e os membros do comitê executivo a dar esse passo, uma vez que enviaria uma mensagem crucial para seus eleitores e ao público em geral de que não têm nada a esconder”, acrescentou.
“É lamentável que este Congresso não possa ser capaz de tomar uma decisão sobre idade e limites de prazo também. Estas podem não ser a mais fundamental das questões da reforma, mas enviam uma mensagem simbólica.”
Pieth não foi totalmente crítico à Fifa, dizendo que muitas coisas foram alcançadas desde o início do processo de reforma, “mas é preciso um longo tempo para mudar as coisas”.
Blatter não respondeu diretamente a Pieth sobre seu salário, mas disse que a discussão sobre o limite de idade e os limites de mandato será retomada pelo comitê executivo e estará na agenda no Congresso do próximo ano, em São Paulo.