Brasil estreia no Pré-Olímpico Sul-Americano
A seleção brasileira de vôlei feminino estreia nesta quarta-feira, 9, no Pré-Olímpico Sul-Americano como franca favorita a única vaga aos Jogos de Londres. O torneio será disputado por outras seis seleções da América Latina que também pleiteiam a oportunidade de competir nas Olimpíadas.
No início da noite desta terça-feira, 8, o técnico da seleção José Roberto Guimarães não assumiu o favoritismo explícito como também refutou dizer que é um torneio tecnicamente fraco e que a seleção brasileira já está classificada para Londres.
“O Brasil tem de jogar e ganhar para ter a vaga para as Olimpíadas, esta é a regra”, disse ao deixar claro que a seleção joga o Pré-Olímpico e treina simultaneamente. Esta é a primeira vez que a seleção no comando de José Roberto disputa a vaga olímpica com seleções da América Latina. Em outras edições, o Brasil conquistou a vaga em competições mundiais.
José Roberto também não liberou com antecedência a lista das 12 jogadoras que vão disputar a competição, mas deixou escapar a possibilidade de atuar com dois líberos e duas levantadoras.
A lista das sete seleções que estão no Pré-Olímpico estaria prevista para ser divulgada depois da reunião técnica entre os treinadores e equipe de árbitros da competição, por volta das 23 horas de desta terça-feira.
O técnico da seleção brasileira afirmou que o time perdeu a vaga no Mundial de Vôlei no ano passado muito por conta das sucessivas baixas de jogadoras que deixaram a seleção. Creditou também certo “azar” na chave que o Brasil pegou, disputando logo de cara com a seleção dos Estados Unidos a vaga olímpica.
Como a seleção perdeu a vaga no mundial tem agora de disputar o Pré-Olímpico Sul-Americano em busca da ida a Londres em julho. A entrada do Brasil no torneio deixou técnicos da América do Sul descontentes, como afirmou o comandante da seleção chilena, Hugo Jauregui. Para ele, ao disputar com a seleção brasileira, a América do Sul automaticamente perdeu uma vaga a mais, além do Brasil.
Unanimidade – Unânimes, os técnicos das seleções da Colômbia, Chile e Argentina afirmaram ontem que a vaga já é do Brasil e com a frase emblemática Mauro Marasciulo, ítalo-brasileiro que comanda a seleção colombiana, fechou que “no vôlei não tem zebra”.
O técnico da seleção chilena, Hugo Jauregui, que é de origem argentina, afirmou que sua equipe é nova e que a oportunidade de competir no Pré-Olímpico trará experiência para o grupo.
Já o argentino Horacio Bastit deixou claro após o treino no qual a seleção da Argentina jogou contra a Colômbia que este torneio é fraco tecnicamente e que o Brasil já está com a vaga.
As seleções da Argentina, Peru e Colômbia, Uruguai, Chile e Venezuela, além do Brasil disputam a partir desta quarta-feira, 9, o Pré-Olímpico Sul-Americano de vôlei no ginásio Milton Olaio Filho,em São Carlos.(Veja abaixo quadro com os horários dos jogos)
TABELA
Primeira rodada (quarta-feira – 9.5)
JOGO 1 – Peru x Chile, às 14h30
JOGO 2 – Argentina x Venezuela, às 17h
JOGO 3 – Brasil x Uruguai, às 19h30 (Sportv)
Segunda rodada (quinta-feira – 10.5)
JOGO 4 – Peru x Venezuela, às 13h
JOGO 5 – Argentina x Chile, às 15h30
JOGO 6 – Brasil x Colômbia, às 18h (Sportv)
Terceira rodada (sexta-feira -11.5)
JOGO 7 – Chile x Venezuela, às 14h30
JOGO 8 – Argentina x Peru, às 17h
JOGO 9 – Colômbia x Uruguai, às 19h30
Fase semifinal (sábado – 12.5)
JOGO 10 – 1º do grupo B x 2º do grupo A, às 13h30
JOGO 11 – 1º do grupo A x 2º do grupo B, às 16h
Fase final (domingo – 13.5)
JOGO 12 – Perdedor do jogo 10 x perdedor do jogo 11, às 16h
JOGO 13 – Vencedor do jogo 10 x vencedor do jogo 11, às 18h30 (Sportv)