Brasil garante volta ao Grupo Mundial da Copa Davis
O Brasil garantiu neste sábado, 15, a volta ao Grupo Mundial da Copa Davis com a vitória sobre a Rússia que veio com a dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo, completando a campanha perfeita no confronto depois das vitórias de Rogerio Dutra Silva e Thomaz Bellucci na sexta-feira no Harmonia Tênis Clube, em São José do Rio Preto.
Após nove anos de ausência, o tênis brasileiro garante o retorno à elite da Copa Davis, esperando pelo sorteio que define na quarta-feira, às 7h (de Brasília), a chave do Grupo Mundial para 2013, que tem a primeira rodada entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Antes, neste domingo, 16, os tenistas brasileiros retornam à quadra para as duas últimas partidas de simples do confronto com a Rússia, que serão disputadas em melhor de três sets.
Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo entraram em quadra precisando da vitória para definir antecipadamente a vitória brasileira. Diante de Alex Bogomolov e Teymuraz Gabashvili, a dupla mineira conseguiu triunfar por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/2 e 7/6 (7).
“Com certeza é um momento especial para todos nós, que estamos envolvidos com o tênis. Não só os jogadores, todo mundo que está nessa luta. É um momento muito bacana para o tênis brasileiro. Agora, vamos iniciar este próximo passo para tentar fazer bonito ano que vem no Grupo Mundial”, comemorou Bruno Soares após a vitória.
“Eu estou num grande momento, não só aqui na equipe, como na minha carreira. Tenho que aproveitar. A atmosfera toda aqui, que ajudou muito a gente em casa. Não tem muito o que dizer, além de toda a felicidade que eu estou agora”, completou Marcelo Melo, que desde 2008 atuou em quase todos os confrontos da equipe brasileira na Copa Davis.
Responsável por comandar a equipe brasileira desde 2010, João Zwetsch lembrou de ressaltar a importância do trabalho de todos que passaram pelo time brasileiro neste ciclo de nove anos na busca pelo Grupo Mundial da Copa Davis.
“São nove anos do momento que o nosso tênis passou a tomar uma cara nova, pessoas novas passaram a tomar a frente do nosso esporte, mudar os caminhos e os rumos. E, nessa trajetória toda, vários profissionais, jogadores e treinadores deram o seu melhor, que ajudaram o Brasil em determinados momentos”, lembrou João Zwetsch.
“É a hora que a gente não pode esquecer todas aquelas pessoas que deram a contribuição nessa trajetória de dificuldades, aperfeiçoamento, para que hoje a gente pudesse chegar aqui e mostrar a todo mundo que nosso time dentro do Brasil, é muito difícil de ser batido. Vai ter que ser uma equipe muito forte para chegar aqui e dar conta do nosso time”, completou Zwetsch.
O capitão ainda elogiou as condições de São José do Rio Preto e do Harmonia Tênis Clube, sede do Brasil nos últimos dois confrontos da competição, ambos vencidos pelo Time Correios Brasil. Para João Zwetsch, a cidade tem chances de voltar a receber a Copa Davis em 2013.
“Rio Preto tem umas condições que a gente gosta. Um pouco de altitude, a quadra não fica tão lenta. A organização do evento é sempre primorosa. A cidade toda se mobiliza. Mas cada confronto é diferente. O certo é que Rio Preto sempre é uma opção. Temos um grande carinho. Todo mundo que jogou aqui, apresentou um ótimo tênis”, afirmou João Zwetsch.