Brasília bate Uberlândia e mantém vice-liderança
O segundo lugar do NBB segue com o Uniceub/BRB/Brasília, Neste sábado, 2, a equipe do Distrito Federal superou o Unitri/Universo, rival direto na briga pela vice-liderança do campeonato, por 102 a 80, no Ginásio da Asceb, em Brasília.
Agora, o time candango, que venceu seus últimos seis compromissos no NBB, soma 15 vitórias em 19 partidas (79% de aproveitamento) e ampliou sua vantagem sobre os representantes de Uberlândia. O esquadrão comandado pelo técnico Hélio Rubens conheceu sua sexta derrota também em 19 jogos disputados (68,4% de aproveitamento) e segue na terceira posição.
“O nosso time vem jogando muito bem nos últimos quatro jogos. Agora estamos mostrando a grande equipe que o UniCEUB/BRB/Brasília é”, afirmou o pivô Paulão Prestes, autor de 17 pontos.
Para sair vitorioso, o time comandado pelo técnico José Vidal contou com um bom jogo coletivo. Cinco jogadores dos donos da casa atingiram dígitos duplos na pontuação. Além de Paulão, Guilherme Giovannoni, também com 17 pontos, Alex, que marcou 15 pontos, e Isaac e Nezinho, com 12 cada, ultrapassaram a barreira dos dez tentos anotados.
O armador brasiliense ainda distribuiu oito assistências e ultrapassou a marca de 800 passes decisivos na história do NBB. Sendo assim, Nezinho se juntou a Fúlvio e Larry na lista de jogadores que alcançaram tal feito no campeonato.
Enquanto isso, o líder Flamengo manteve sua invencibilidade na competição. Com direito a 30 pontos do ala Marquinhos, a equipe carioca somou o 18º triunfo em 18 jogos disputados, ao bater o Icatu/Minas, por 90 a 77, em partida disputada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).
O quarto lugar segue com o Paschoalotto/Bauru. A equipe do técnico Guerrinha recebeu e venceu o Helbor/Mogi das Cruzes, por 87 a 84. Novamente, o destaque ficou por conta do armador Larry Taylor, responsável por 21 pontos e cinco rebotes.
Os bauruenses somaram o 13º resultado positivo em 19 jogos disputados (68,4% de aproveitamento), enquanto que os mogianos seguem na parte de baixo da tabela de classificação, com seis vitórias e 13 derrotas (31,6% de aproveitamento).
Paulistano interrompe série do Joinville
A volta do Cia. do Terno/Romaço/Joinville ao Centreventos Cau Hansen não foi como o torcedor catarinense desejava. Em sua primeira partida na temporada no ginásio utilizado durante a última edição do NBB, o time comandado por Ênio Vecchi perdeu para o Paulistano/Unimed, por 71 a 63, e viu sua sequência de quatro vitórias consecutivas ser interrompida.
Com o triunfo conquistado em Santa Catarina, o clube da capital paulista subiu para o oitavo lugar na tabela de classificação, com dez resultados positivos em 19 jogos disputados (52,6% de aproveitamento). Enquanto isso, os representantes de Joinville seguem fora da zona de classificação aos playoffs, com uma campanha de oito vitórias e dez derrotas (44,4% de aproveitamento).
Os destaques do Paulistano no confronto foram os alas Alex, autor de 14 pontos, todos eles no segundo tempo, e Eddy, que marcou 12 pontos. Mesmo com a derrota, o cestinha da partida foi o armador catarinense Thyago Aleo, com 17 pontos.
Quem também conquistou uma importante vitória na rodada deste sábado foi a Liga Sorocabana. Atuando em seus domínios, no Ginásio Gualberto Moreira, o time comandado por Rinaldo Rodrigues venceu o São José/Unimed, em partida decidida apenas nos minutos finais, por 66 a 65, e agora soma dez triunfos em 19 partidas (52,4% de aproveitamento).
Como de costume, os destaques do time sorocabano foram os norte-americanos Kenny Dawkins, com 22 pontos e sete assistências, e Desmond Holloway, autor de 17 pontos e oito rebotes. Pelo lado da equipe joseense, que perdeu suas últimas quatro partidas no NBB, os cestinhas foram Dedé e Jefferson, com 18 e 17 pontos, respectivamente. Recuperado de uma contusão no joelho, o pivô Murilo, MVP da última edição da competição, fez sua estreia na temporada e marcou dez pontos.
Após quatro derrotas consecutivas, o Tijuca/Rio de Janeiro voltou a vencer. Os cariocas superaram o Vila Velha/Garoto/UVV, em casa, por 82 a 74. O resultado ainda não tirou o time carioca da última colocação do NBB, mas permitiu com que a equipe alcançasse o mesmo número de vitórias (três) que seus adversários diretos, Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre.
No fechamento da rodada, o Vivo/Franca conquistou um importante resultado fora de casa. A equipe do interior paulista foi até a cidade de Fortaleza (CE) e venceu o SKY/Basquete Cearense, por 88 a 87, em partida disputada no Ginásio da UNIFOR. O triunfo mantém os francanos no pelotão de frente da competição, com uma campanha de 12 vitórias e sete derrotas (63,2% de aproveitamento).
Os destaques da vitória do esquadrão comandado por Lula Ferreira, conquistada apenas nos últimos minutos do confronto, foram o armador Figueroa, com 19 pontos, e o pivô Lucas Mariano, com 15 tentos. O ala/pivô Teichmann, que marcou dez pontos, sendo sete deles na parte final da partida, também foi fundamental para o êxito da agremiação de São Paulo.
Resultados
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 63 x 71 Paulistano/Unimed
Uniceub/BRB/Brasília 102 x 80 Unitri/Universo
Tijuca/Rio de Janeiro 82 x 74 Vila Velha/Garoto/UVV
Liga Sorocabana 66 x 65 São José/Unimed
Paschoalotto/Bauru 87 x 84 Helbor/Mogi das Cruzes
SKY/Basquete Cearense 87 x 88 Vivo/Franca
Flamengo 90 x 77 Icatu/Minas