City conquista o título em uma final dramática
O Manchester City conquistou seu primeiro título após 44 anos em circunstâncias extraordinárias neste domingo, 13, com gols nos acréscimos marcados por Edin Dzeko e Sergio Aguero e conseguiu uma vitória em casa por3 a2 sobre o Queens Park Rangers.
Com os jogadores do Manchester United ainda no campo do Stadium of Light do Sunderland após a vitória por1 a0, parecia que estavam prestes a comemorar seu 20º título do campeonato inglês com o City ainda perdendo por2 a1 no Etihad Stadium.
No entanto, Dzeko marcou de cabeça e empatou em2 a2 e sob uma tensão quase insuportável, Aguero invadiu a área e chutou para vencer Paddy Kenny e dar início a uma grande comemoração com o City se tornando o melhor time do campeonato inglês pela primeira vez desde 1968.
“A cinco minutos do fim eu não pensava que poderíamos vencer este jogo. Nós merecemos vencer este campeonato,” disse o treinador do City Roberto Mancini à Sky Sports.
“Após 44 anos eu dedico isto a todos os nossos torcedores,” disse.
City e United terminaram com 89 pontos com o City superando o rival no saldo de gols para resolver a mais emocionante disputa de título desde que o Arsenal superou o Liverpool no último dia da temporada 1989-90.
O City só precisava de uma vitória contra o time londrino que lutava para não ser rebaixado mas depois de sair na frente com Pablo Zabaleta no primeiro tempo, a comemoração mudou de lado depois do intervalo com gols de Djibril Cisse e Jamie Mackie para o QPR.
Para acrescentar um pouco mais de dinamite na já explosiva tarde, o ex-jogador do Manchester City Joey Barton foi expulso após acertar uma cotovelada fora do lanceem Carlos Tevez.
Em uma rodada com muitos gols no encerramento do campeonato inglês, o Arsenal assegurou o terceiro lugar com uma vitória de virada por3 a2 sobre o West Bromwich Albion fora de casa, acima do quarto Tottenham, que venceu o Fulham por2 a0.
O Arsenal se junta a City e United na fase de grupos da Liga dos Campeões enquanto os Spurs encara a ansiedade da espera para saber se disputará a fase qualificatória do torneio continental.
Se o Chelsea vencer a final da Liga dos Campeões na próxima semana, o Tottenham disputará a Liga Europa.