Clima de decisão nas oitavas toma conta da rodada
A disputa das finais do NBB 2012/2013 está cada vez mais emocionante. Nesta sexta-feira, duas partidas decidirão quais serão as últimas equipes classificadas para a fase de quartas de final do maior campeonato de basquete do país.
Primeiro, às 19h (de Brasília), SKY/Basquete Cearense e Paulistano/Unimed medirão forças na quadra do Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Com o confronto empatado em dois a dois, as equipes duelarão pela sobrevivência no NBB.
Até o momento, o duelo entre nordestinos e paulistas teve uma “regra”: quem jogou em casa saiu vencedor. Agora, com o mando de quadra, já que ficou uma posição à frente do Paulistano na fase de classificação (oitavo contra nono) o esquadrão do Ceará terá a vantagem de atuar ao lado de sua torcida na partida que decidirá quem avançará às quartas de final do campeonato nacional.
“Não tenho dúvida que o fator casa é dominante. A gente buscou o oitavo lugar justamente para chegar mais tranquilo em uma situação como essa. Além disso, fechamos a fase de classificação em um bom nível e chegamos bem para os playoffs. Temos essa vantagem em um jogo importante e esperamos que atuar ao lado de nossa torcida nos dê mais confiança, junto do fato de ser o lugar onde a gente treina, arremessa todos os dias, conhece os atalhos e se sente melhor. Apesar de saber disso, sabemos que será um grande jogo, mas esperamos que este ‘tabu dos mandantes’ na série continue”, afirmou o ala/armador do Basquete Cearense, André Goés.
“Estamos aprendendo muito em todos os jogos desta série, mesmo nas derrotas e nas vitórias. E agora precisamos pegar os defeitos do time deles para saber explorá-los. O time está confiante que pode vencer lá na casa deles e sair com a classificação”, disse Alex, ala do Paulistano.
Pouco tempo depois, às 19h15 (de Brasília), a bola subirá para o ato final da eletrizante série entre Pinheiros/SKY e Winner/Kabum/Limeira. Os representantes do interior paulista chegaram a abrir dois a zero de frente, mas o clube da capital paulista buscou o empate e agora terá a vantagem de decidir em casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).
“Nós lutamos muito para ter o mando de quadra, agora é fazer valer isso. A equipe de Limeira tinha revertido, mas conseguimos recuperar. Vamos dar um passo de cada vez. Fomos guerreiros, conseguimos a vitória, mas agora é esquecer e focar no jogo de sexta-feira, que é o mais importante”, declarou o armador pinheirense Fernando Penna.
“Ainda temos um jogo, então temos chances de nos classificar. Precisamos manter o foco na defesa e buscar essa vitória fora de casa. Agora, é colocar a cabeça no lugar e lutar com todas as forças nesta sexta feira”, explicou o armador limeirense Hélio.
Um dado estatístico cerca as duas decisões. Em toda a história do NBB, o quinto jogo de uma série de playoffs foi disputado 13 vezes e em apenas uma oportunidade uma equipe visitante venceu: na última temporada, o Brasília derrotou o Pinheiros, em São Paulo, na quinta partida de uma das semifinais, e sacramentou sua classificação à final.
Até o momento, Flamengo, Uniceub/BRB/Brasília, Unitri/Universo e Paschoalotto/Bauru, donos da quatro primeiras posições da fase de classificação, respectivamente, além de Vivo/Franca e São José/Unimed, que venceram suas séries de oitavas de final, são os times classificados para as quartas de final da competição nacional.
Resultados
(6º) Pinheiros/SKY 2 x 2 Winner/Kabum/Limeira (11º)
18/04 – Winner/Kabum/Limeira 88 x 74 Pinheiros/SKY
21/04 – Pinheiros/SKY 82 x 95 Winner/Kabum/Limeira
22/04 – Pinheiros/SKY 93 x 82 Winner/Kabum/Limeira
24/04 – Winner/Kabum/Limeira 85 x 86 Pinheiros/SKY
26/04* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
(8º) SKY/Basquete Cearense 2 x 2 Paulistano/Unimed (9º)
16/04 – Paulistano/Unimed 95 x 74 SKY/Basquete Cearense
19/04 – SKY/Basquete Cearense 79 x 66 Paulistano/Unimed
20/04 – SKY/Basquete Cearense 87 x 71 Paulistano/Unimed
23/04 – Paulistano/Unimed 89 x 85 SKY/Basquete Cearense
26/04 – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas