4 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Clube do Xadrez de São Carlos se reúne todos os sábados

Clube do Xadrez de São Carlos se reúne todos os sábados

Participação no clube é gratuita e aberta à comunidade

17/01/2024 08h04 - Atualizado há 9 meses Publicado por: Redação
Clube do Xadrez de São Carlos se reúne todos os sábados

Esporte que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades de estratégia, o xadrez une gerações e vem crescendo na cidade de São Carlos graças a um clube de enxadristas profissionais e amadores que se reúne todos os sábados para treinar, trocar conhecimentos, socializar e se divertir.

Sobre um tabuleiro quadriculado dividido em 64 casas, o xadrez deve ser praticado por dois jogadores oponentes que têm à sua disposição 16 peças cada um para a realização de movimentos específicos com o objetivo de produzir o famoso “xeque-mate” para derrotar o adversário. 

Surgido na Índia por volta do século VI, o jogo simula um exército que deve proteger seu rei. Se difundiu por todo o planeta, tornando-se um dos esportes mais conhecidos do mundo, sendo praticado por milhares de jogadores amadores e profissionais. Reconhecido em 2001 pelo comitê olímpico internacional, o xadrez é motivo de orgulho para a cidade de São Carlos, que possui um grande mestre entre seus habitantes e muitos jovens atletas que vem desenvolvendo suas habilidades no clube e construindo uma trajetória vitoriosa nos torneios em que participam. 

O Clube de Xadrez de São Carlos reúne interessados no esporte que se encontram para a prática recreativa ou competitiva. Os encontros acontecem a partir das 14h em uma cafeteria localizada no centro da cidade e são abertos a interessados de todas as faixas etárias. Segundo Evandro Paschoalino, linguista, enxadrista e atual presidente do clube, não há uma faixa etária mínima para iniciação no esporte, porém é interessante que a pessoa consiga compreender a forma como as peças devem ser movimentadas no tabuleiro para que possa realizar uma partida interativa. Evandro pontua que a partir dos seis anos de idade é interessante que a criança inicie a prática esportiva mas relembra que o clube já recebeu crianças menores, com cerca de quatro anos de idade que já compreendiam a dinâmica do jogo. 

As reuniões do clube acontecem em um ambiente descontraído e devidamente preparado para a prática, onde são disponibilizados os conjuntos de jogos e relógios necessários para a realização do esporte. Atualmente o Clube de Xadrez de São Carlos conta com o apoio parlamentar do vereador Djalma Nery (PSOL) e com o apoio do Café Shot, local onde acontecem os encontros semanais.

O clube é frequentado por enxadristas de renome nacional e internacional, como Ana Rothebarth e o Grande Mestre Felipe de Cresce El Debs. Além de encontrar um espaço adequado e equipado para a prática, quem vai ao clube tem o privilégio de aprender novos lances com os grandes enxadristas que frequentam o local.

O clube participa de competições na região e, no ano de 2023, realizou um grande torneio em parceria com o SESC São Carlos. Na ocasião houve cerca de trezentos atletas inscritos, dentre eles alguns nomes reconhecidos no universo do xadrez. Evandro conta que a realização de torneios e a difusão do esporte são alguns dos objetivos do clube, que pretende ainda realizar projetos pedagógicos em escolas como forma de estimular o surgimento de novos talentos. 

Frequentadores assíduos do clube, os irmãos Antônio e Francisco Kinouchi são atualmente os mais jovens enxadristas são-carlenses a conquistar o pódio em torneios. Os irmãos, atualmente com nove anos de idade, representam o município em eventos, trazendo orgulho e prestígio ao clube e à cidade de São Carlos. A mãe dos gêmeos, Eloísa Kinouchi, conta que os garotos se interessaram pelo esporte após observarem com curiosidade as peças do jogo. Dali em diante, estimulados pelos pais, o interesse só cresceu e a curiosidade dos irmãos se converteu em talento que se reafirma a cada nova partida. Para ela, a prática do esporte estimula não apenas as habilidades esportivas específicas do xadrez, como também auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes como a cordialidade, a gentileza, a disciplina e o espírito esportivo.

Conforme explica Evandro, os membros do grupo estão sempre dispostos a ensinar qualquer pessoa que se interesse pelo esporte e queira adquirir e desenvolver suas habilidades. Ele reforça que o clube está sempre com as portas abertas para receber novos membros. Por ser um esporte com protocolos que estimulam a cordialidade e o respeito entre os atletas, o xadrez acolhe a todos sem distinção de idade, gênero, raça ou classe social. As atividades do clube são gratuitas e abertas a toda a comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia para participar. 


SERVIÇO:
Clube de Xadrez de São Carlos
Todos os sábados, a partir das 14h
Shot Café – Av. Dr. Carlos Botelho, 1367 – Centro, São Carlos 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x