Com direito a final dramático, Pinheiros vence clássico
Foi suado, mas o Pinheiros conseguiu vencer o clássico da capital paulista diante do Paulistano/Unimed. Nesta quinta-feira, atuando em seus domínios, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari contou com um arremesso certeiro de Joe Smith no estouro do cronômetro para vencer o rival da cidade de São Paulo, por 88 a 86.
Além de ter sido o herói do 13º triunfo pinheirense em 19 jogos disputados no NBB, o ala/armador norte-americano ainda foi o cestinha do confronto, com expressivos 27 pontos. Junto do atleta estrangeiro, Fernando Penna também foi fundamental para o triunfo dos donos da casa, ao anotar 19 pontos.
“Eu fico muito feliz de poder ajudar o meu time. É o resultado de muito treinamento, eu estava no meu dia. Foi como um sonho para mim poder ajudar o meu time”, afirmou Smith.
Do lado do Paulistano, que sofreu sua décima derrota em 22 partidas realizadas no campeonato, o maior pontuador foi o ala/pivô Renato, autor de 26 pontos, seguido pelos alas Eddy e Alex, que marcaram 17 e 16 pontos, respectivamente.
Outro atleta que teve atuação destacada pela equipe dirigida por Gustavo De Conti foi o armador Elinho, que ficou muito próximo de registrar seu primeiro triplo-duplo na competição nacional, com nove pontos, dez assistências e sete rebotes.
Franca e São José vencem
Na partida que abriu a 23ª rodada da competição nacional, o Vivo/Franca foi até o Rio de Janeiro e venceu o Tijuca/Rio de Janeiro, por 63 a 59. O destaque ficou por conta da atuação do ala/armador Cauê Borges, que anotou 14 pontos e três assistências.
Quem também venceu fora de casa foi o São José/Unimed. Com 19 pontos e oito assistências do armador Fúlvio, a equipe do Vale do Paraíba superou o Winner/Kabum/Limeira, no Ginásio “Vô Lucato”, por 83 a 79.
Em Sorocaba, o SKY/Basquete Cearense conquistou um importante triunfo nesta quinta-feira. Também fora de casa, no Ginásio Gualberto Moreira, a equipe do Nordeste venceu a Liga Sorocabana, por 86 a 76, e chegou ao décimo resultado positivo em 20 jogos disputados (50% de aproveitamento) na atual temporada do NBB.
Também em São Paulo, o Icatu/Minas mostrou um bom trabalho coletivo e superou o Suzano/Cesumar/Campestre, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, por 97 a 76. O maior pontuador do confronto foi o norte-americano Jermaine Beal, com 28 pontos.
Para fechar a “noite dos visitantes”, o Helbor/Mogi das Cruzes superou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, no Centreventos Cau Hansen, por 80 a 69. O experiente pivô Bábby foi o grande nome do duelo, com uma atuação dominante: 23 pontos e dez rebotes.
Enquanto isso, o Palmeiras conseguiu aproveitar o fator casa e venceu o Vila Velha/Garoto/UVV, pelo placar de 87 a 65, com direito a 20 pontos e cinco assistências do armador Caleb Brown. Com o resultado positivo – o quarto na competição -, o time alviverde deixou a lanterna da tabela de classificação, agora ocupada por Suzano.
Resultados
Tijuca/Rio de Janeiro 59 x 63 Vivo/Franca
Pinheiros/SKY 88 x 86 Paulistano/Unimed
Winner/Kabum/Limeira 79 x 83 São José/Unimed
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 69 x 80 Helbor/Mogi das Cruzes
Palmeiras 87 x 65 Vila Velha/Garoto/UVV
Suzano/Cesumar/Campestre 76 x 97 Icatu/Minas
Liga Sorocabana 86 x 79 SKY/Basquete Cearense