De virada, Flamengo bate Paulistano
O Flamengo sofreu, mas conseguiu confirmar a liderança da primeira fase do NBB. Nesta quinta-feira, 4, a equipe carioca sacramentou a primeira posição da etapa de classificação do campeonato nacionao, ao conseguir uma incrível virada sobre o Paulistano/Unimed, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo.
Após ficar 15 pontos atrás na metade do terceiro quarto, o clube rubro-negro fez uma última parcial perfeita (29 a 17) e venceu o duelo de maneira dramática, pelo placar de 94 a 93. Agora, o esquadrão da Gávea soma 28 vitórias em 32 partidas realizadas (87.5% de aproveitamento) e não pode ser mais ultrapassado por nenhuma outra equipe.
O grande destaque do triunfo que confirmou a equipe flamenguista na ponta da competição foi o ala Marquinhos. Cestinha e jogador mais eficiente da temporada, o camisa 11 rubro-negro foi o maior pontuador do jogo, com 27 pontos, sendo 15 deles no quarto período. Pelo lado do esquadrão paulista, o melhor em quadra foi o ala/armador Manteguinha, com 22 pontos.
Em outra partida realizada nesta quinta-feira, o Unitri/Universo deu um importante passo para se confirmar no G-4. Atuando em seus domínios, no Ginásio Homero Santos, a equipe do triângulo mineiro superou o Pinheiros/SKY, pelo placar de 91 a 87.
Com o resultado, o time da cidade de Uberlândia depende apenas de si para se confirmar entre os quatro primeiros colocados da fase de classificação. Os comandados do técnico Hélio Rubens seguem na terceira posição, com 23 vitórias em 32 partidas disputadas (71.9% de aproveitamento). Enquanto isso, o clube da capital paulista se complicou na briga pelo G-4, caiu para o sexto lugar e agora soma 22 triunfos em 33 jogos realizados (66.7% de aproveitamento).
Para sair vitorioso no confronto, o time uberlandense contou com ótimas atuações dos norte-americanos Robby Collum, autor de um expressivo duplo-duplo, com 27 pontos e 11 assistências, e Robert Day, que marcou 22 pontos e ainda apanhou 22 rebotes. Do outro lado, o destaque ficou por conta do ala/pivô Mineiro, responsável por 24 tentos.
Bauru segue em 4º
O Paschoalotto/Bauru segue na quarta colocação do NBB. Com 22 pontos do ala Gui Deodato, a equipe do interior paulista venceu o Vila Velha/Garoto/UVV, no Ginásio “Tartarugão, no Espírito Santo, por 88 a 79, e chegou a uma campanha de 23 vitórias e dez derrotas (69,7% de aproveitamento).
Quem também conquistou um importante triunfo na rodada desta quinta-feira foi o Winner/Kabum/Limeira. Atuando em casa, no Ginásio “Vô” Lucato, a equipe comandada pelo técnico Demétrius venceu o Tijuca/Rio de Janeiro, pelo placar de 91 a 75, e se garantiu nos playoffs da atual temporada do maior campeonato de basquete do país.
Em outro duelo realizado no interior paulista, o SKY/Basquete Cearense conseguiu um expressiva vitória, ao superar o São José/Unimed, no temido Ginásio Lineu de Moura, pelo placar de 87 a 76. O destaque do jogo foi o ala/pivô Felipe Ribeiro, do time nordestino, com 23 pontos.
Outra equipe que levou a melhor na rodada mesmo atuando fora de casa foi o Uniceub/BRB/Brasília. Com a vice-liderança da fase de classificação já garantida, a equipe da capital federal não amoleceu e venceu o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Professor Hugo Ramos, por 96 a 91, com 26 pontos do ala Arthur.
Enquanto isso, o Icatu/Minas Icatu/Minas venceu a Liga Sorocabana, em casa, por 78 a 76 e chegou ao 15ª triunfo na temporada, mesma quantidade de vitórias do rival paulista. Porém, como possui dois jogos a menos, os representantes de Belo Horizonte ainda ficam atrás na tabela de classificação por aproveitamento.
Por fim, o Palmeiras chegou ao oitavo resultado positivo consecutivo como mandante. Com 20 pontos do ala norte-americano Wiggins, a equipe alviverde superou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, por 92 a 86, e fez a alegria do torcedor palmeirense que compareceu em bom número ao Ginásio Palestra Itália, em São Paulo.
Resultados
Winner/Kabum/Limeira 91 x 75 Tijuca/Rio de Janeiro
São José/Unimed 76 x 87 SKY/Basquete Cearense
Mogi das Cruzes/Helbor 91 x 96 Uniceub/BRB/Brasília
Vila Velha/Cetaf 79 x 88 Paschoalotto/Bauru
Icatu/Minas 78 x 76 Liga Sorocabana
Paulistano/Unimed 93 x 94 Flamengo
Palmeiras 92 x 86 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
Unitri/Universo 91 x 87 Pinheiros/SKY