Espanha encerra 2011 no topo do ranking
A Espanha manteve a liderança do ranking da Fifa e foi eleita a “seleção do ano” pela quarta temporada seguida, nesta quarta-feira, 21, enquanto o País de Gales, inspirado pelo trabalho do técnico Gary Speed, que morreu este ano, foi considerado o time nacional que mais evoluiu em 2011.
Campeã mundial e europeia, a Espanha terminou 2011 em uma posição já familiar, à frente da Holanda e Alemanha.
As dez primeiras posições não sofreram mudanças em dezembro ante novembro, e o Brasil seguiuem sexto. O Uruguai, campeão da Copa América deste ano e semifinalista do Mundial passado na África do Sul, está em quarto.
Graças a suas atuações impressionantes na segunda metade do ano, incluindo vitórias sobre Montenegro, Suíça e Bulgária nas eliminatórias da Eurocopa de 2012, o País de Gales subiu 48 posições no ranking.
Gary Speed, o responsável pela mudança de patamar da equipe, foi encontrado morto em casa em novembro, aos 42 anos, após pouco mais de um ano no cargo.
Speed assumiu após o último jogo dos galeses em 2010 e, sob seu comando, a equipe subiu do 116o lugar no ranking para o top 50, conquistando mais pontos em 2011 do que qualquer outra equipe – 330 no total.
OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS
1. Espanha
2. Holanda
3. Alemanha
4. Uruguai
5. Inglaterra
6. Brasil
7. Portugal
8. Croácia
9. Itália
10. Argentina