Felipão convoca Ronaldinho e Alexandre Pato
O meia Ronaldinho Gaúcho e o atacante Alexandre Pato estão de volta à seleção brasileira para o amistoso contra a Bolívia, no sábado, de acordo com convocação anunciada nesta terça-feira, 2, pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
O treinador chamou também vários novatos para a partida em Santa Cruz de la Sierra, que terá apenas jogadores que atuam no Brasil.
Ronaldinho, do Atlético-MG, foi chamado para o jogo de reestreia de Felipão, em fevereiro, quando teve atuação apagada e perdeu um pênalti na derrota de 2 x 1 para a Inglaterra. Para os jogos contra Itália e Rússia, em março, o treinador optou por Kaká.
Já Pato retorna à seleção depois de disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Sua última partida pelo Brasil foi um amistoso contra a Suécia, em agosto, logo após a medalha de prata olímpica, ainda sob o comando do então técnico Mano Menezes.
O atacante trocou o Milan pelo Corinthians em 2013 e tem feito boas partidas pelo time paulista.
Felipão avisou que a convocação para o jogo com a Bolívia seria “diferente” e estaria limitada a poucos atletas por clube para não prejudicar os times na disputa de campeonatos estaduais, Copa Libertadores e Copa do Brasil.
“Eu e Parreira (coordenador técnico) conversamos pessoalmente com os técnicos. Todos foram muito receptivos e colaboraram para que pudéssemos reunir os 18 jogadores”, disse Felipão, segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A convocação foi feita de maneira integrada com o técnico da seleção brasileira Sub-17, Alexandre Gallo, resultando em uma lista que traz jogadores experientes e também jovens que foram aproveitados da Sub-20.
Felipão considera o amistoso contra a Bolívia mais uma oportunidade para observar um maior número de jogadores. “O objetivo é aproveitar a partida ao máximo para observar jogadores que poderão voltar a ser convocados para a seleção principal”, disse o técnico.
A seleção busca ainda sua primeira vitória no ano. Após três partidas com Felipão, foram uma derrota e dois empates. Em abril, o time fará amistosos com Bolívia e Chile, e depois enfrenta França e Inglaterra, antes da estreia na Copa das Confederações, em 15 de junho.
O amistoso contra a Bolívia destinará fundos para a família do torcedor boliviano Kevin Espada, morto em uma partida do San José contra o Corinthians após ser atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians em jogo disputado em fevereiro pela Copa Libertadores.
Doze torcedores do Corinthians estão presos desde então na Bolívia à espera de julgamento como supostos responsáveis pelo lançamento do projétil.
Convocados
Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Matheus Vidotto (Corinthians)
Laterais: André Santos (Grêmio) e Douglas Santos (Náutico)
Zagueiros: Dedé (Vasco), Dória (Botafogo) e Rever (Atlético Mineiro)
Meias: Arouca (Santos), Jadson (São Paulo), Jean (Fluminense), Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians) e Ronaldinho (Atlético-MG)
Atacantes: Alexandre Pato (Corinthians), Leandro (Palmeiras), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Osvaldo (São Paulo)