Flamengo mostra força, vence São José e segue imbatível
Nem mesmo o atual vice-campeão do NBB, São José/Unimed, atuando no “caldeirão” Ginásio Lineu de Moura foi capaz de parar o Flamengo. Nesta terça-feira, 5, a equipe carioca não se importou com a forte presença do público joseense nas arquibancadas e derrotou o time paulista, em partida decidida apenas nos segundos finais, pelo placar de 84 a 82.
O resultado positivo conquistado em São José dos Campos aumenta a sequência de vitórias dos rubro-negros para 20. Para sair vencedor, o líder invicto da competição nacional contou com boas atuações de Marquinhos (20 pontos), Kojo Mensah (17 pontos), Olivinha (16 pontos) e Caio Torres (15 pontos).
Pelo lado dos donos da casa, os destaques ficaram por conta de Dedé e Jefferson, que marcaram 21 e 19 pontos, respectivamente. Agora, o esquadrão do Vale do Paraíba, que conheceu seu quinto revés consecutivo no campeonato, soma dez vitórias em 20 jogos disputados (50% de aproveitament0) e segue na parte intermediária da tabela de classificação.
Depois de três quartos muitos movimentados, em que os joseenses chegaram a abrir boa vantagem no placar, os cariocas justificaram a invencibilidade na temporada. Os rubro-negros tiveram mais frieza e com uma cesta e falta de Kojo, a equipe do Rio de Janeiro colocou 84 a 82 de frente, com 31 segundos para o fim da partida. Na sequência, São José ainda teve a oportunidade de tentar ao menos empatar o jogo, mas falhou e a vitória ficou mesmo com os visitantes.
Em outro duelo que envolveu equipes da parte de cima da tabela, o Unitri/Universo conquistou uma importante vitória. Atuando em casa, o time de Uberlândia passou pelo Paschoalotto/Bauru, por 94 a 83, e se manteve na terceira colocação do campeonato, com 14 triunfos e seis derrotas (70% de aproveitamento).
Cinco jogadores do Uberlândia chegaram aos dois dígitos nos pontos: Cipolini (18), Robert Day (16), Audrei (15), Helinho (13), e Valtinho (10), que ainda distribuiu nove assistências. Pelo lado do Bauru, os destaques foram Pilar, com 17 pontos, além de Larry e Ricardo Fischer, ambos com 15 tentos.
“Uma vitória que valeu por duas. Nos afastamos mais de Bauru que é um adversário direto no G-4. Agora já pensamos no próximo jogo em Sorocaba”, comentou o ala/pivô Luis Gruber, autor de oito pontos.
Franca no G4
Dono da melhor defesa do campeonato até o momento, o Vivo/Franca voltou a mostrar um bom trabalho defensivo, não deu chances à Liga Sorocabana e venceu o confronto disputado no Ginásio do “Pedrocão”, com tranquilidade, por 85 a 64.
Quem também se deu bem jogando em casa foi o Paulistano/Unimed. A equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti superou o Palmeiras, por 83 a 69 e chegou ao segundo resultado positivo consecutivo na competição.
Com uma atuação espetacular do armador Alexandre Pinheiro, que marcou 17 pontos no último quarto, o Vila Velha/Garoto/UVV bateu o Winner/Kabum/Limeira, por 72 a 64, em partida disputada no Ginásio do “Tartarugão”, em Vitória (ES).
Mesmo atuando no Ginásio Professor Hugo Ramos, o Tijuca/Rio de Janeiro levou a melhor sobre o anfitrião Helbor/Mogi das Cruzes, por 83 a 68, e se afastou das últimas colocações do NBB. Agora, a equipe carioca soma quatro vitórias, uma a mais que os lanternas Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre.
No fechamento da rodada, o Icatu/Minas contou com um bom desempenho do ala norte-americano Jermaine Beal, responsável por 24 pontos, para vencer o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, por 78 a 69.
“Soubemos levar bem, defensivamente, os três primeiro quartos. Demos um descuido no fim da partida e Joinville se recuperou. Temos que estar atentos a isso e não deixar que aconteça de novo nos próximos jogos”, afirmou o ala/armador do Minas, Betinho, que marcou 13 pontos no confronto.
Resultados
Vivo/Franca 85 x 64 Liga Sorocabana
São José/Unimed 82 x 84 Flamengo
Helbor/Mogi das Cruzes 68 x 83 Tijuca/Rio de Janeiro
Vila Velha/Garoto/UVV 72 x 64 Winner/Kabum/Limeira
Paulistano/Unimed 83 x 69 Palmeiras
Unitri/Universo 94 x 83 Paschoalotto/Bauru
Icatu/Minas 78 x 69 Cia. do Terno/Romaço/Joinville