26 de Março de 2025

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Fonseca diz que muita coisa mudou

Fonseca diz que muita coisa mudou

Carioca de 18 anos ganhou 31 posições, confirmou o seu bom momento neste início de temporada e agora é o 68º do mundo

18/02/2025 20h49 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Fonseca diz que muita coisa mudou Reprodução/Argentina Open Tenis

AGÊNCIA BRASIL

João Fonseca afirmou, na segunda-feira (17), que muita coisa mudou após a conquista, no último domingo (16), do ATP 250 de Buenos Aires (Argentina), o primeiro título do brasileiro no circuito profissional de tênis.

“Muita coisa mudou. Foi um título muito especial. O primeiro título é sempre inesquecível. O conquistei na Argentina. Obviamente que gostaria que fosse aqui no Rio, mas foi especial do mesmo jeito”, declarou o tenista de 18 anos de idade em entrevista coletiva antes da sua estreia no Rio Open contra o francês Alexandre Müller.

Segundo João Fonseca, o momento de celebração passou, e agora é necessário se concentrar na disputa daquele que é considerado o maior torneio de tênis da América do Sul: “O que aconteceu é passado, e agora é focar no presente, no futuro, no que pode acontecer no Rio Open”.

Porém, após se tornar o brasileiro mais jovem a faturar um troféu no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), o carioca assumiu maior protagonismo entre os tenistas do Brasil: “Estou muito feliz e orgulhoso de mim. E quero ver mais crianças me olhando como exemplo e inspiração. Isso me dá força para seguir querendo ser o número um do mundo”.

Na entrevista, João Fonseca admitiu que toda a repercussão em torno do seu nome trás um certo peso, mas também serve como combustível para buscar novas conquistas: “É um sonho jogar tênis. É uma honra representar o Brasil. E estou fazendo o que gosto, o que amo. E ver pessoas se inspirarem em mim, me dá combustível para seguir lutando, seguir trabalhando cada vez mais duro, obter títulos. Acho que as coisas acontecerão naturalmente, junto com trabalho duro. Não posso dizer que, diante de tudo o que está acontecendo, vou ser uma estrela do tênis, pois não é assim que funciona. O tempo dirá. Mas garanto que trabalho muito para chegar lá”.

RANKING

O título do ATP 250 de Buenos Aires, conquistado domingo, fez o brasileiro João Fonseca dar um salto considerável no ranking da ATP. Na 99ª posição até o início da competição na Argentina, o carioca de apenas 18 anos ganhou 31 posições, confirmou o seu bom momento neste início de temporada e agora é o 68º do mundo.

Com o troféu que faturou ao derrotar Francisco Cerúndolo, ele chegou a 850 pontos na lista da entidade e já encara um novo desafio nesta semana: o Rio Open. Por ter chegado às quartas de final da última edição da competição, Fonseca vai defender 100 pontos. No caso de superar a sua performance (atingir uma semifinal), ele já vai melhorar a sua pontuação.

No caso de um novo título e dependendo de uma combinação de resultados, João Fonseca teria a possibilidade de até mesmo vislumbrar um lugar entre os Top 50. A sua estreia no Rio é contra o francês Alexandre Müller.

Número 1 do País, ele tem a companhia de mais dois brasileiros que estão qualificados entre os cem melhores competidores da ATP Thiago Wild ganhou duas posições e ocupa agora o 75º lugar. Thiago Monteiro manteve o mesmo posto e é o 99º.

Depois de competirem na capital argentina, o trio de brasileiros estará no Rio Open, maior torneio da América do Sul, disputado no Jockey Club Brasileiro. A competição carioca tem maior importância no circuito por ser de nível ATP 500, superior ao ATP 250 da Argentina.

No Top 10 masculino a principal mudança é a troca de posições entre Alex de Minaur e Daniil Medvedev. O russo somou 200 pontos e pulou do oitavo lugar para a sexta colocação, fazendo o australiano ocupar agora o oitavo posto. Djokovic se manteve em sétimo. Sinner, afastado por três meses em função de uma suspensão por doping, continua em primeiro, seguido por Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Taylor Fritz e Casper Ruud fechando a lista dos cinco melhores.

No feminino, Beatriz Haddad Maia sustentou o 16º lugar na lista da WTA. No Top 10, a liderança do ranking continua com Aryna Sabalenka (8.966), seguida pela polonesa Iga Swiatek (8.160). A americana Coco Gauff vem em terceiro com a italiana Jasmine Paolini em quarto e Jessica Pegula, dos Estados Unidos, em quinto lugar.

 

Confira a lista dos 10 melhores no masculino:

1º – Jannik Sinner (ITA), 11.330 pontos

2º – Alexander Zverev (ALE), 8.135

3º – Carlos Alcaraz (ESP), 7.410

4º – Taylor Fritz (EUA), 4.900

5º – Casper Ruud (NOR), 4.480

6º – Daniil Medvedev (RUS), 3.930

7º – Novak Djokovic (SER), 3.900

8º – Alex de Minaur (AUS), 3.735

9º – Tommy Paul (EUA), 3.280

10º – Andrey Rublev (RUS), 3.220

 

Confira o Top 10 feminino:

 

1º – Aryna Sabalenka (BEL), 8.966 pontos

2º – Iga Swiatek (POL), 8.160

3º – Coco Gauff (EUA), 6.538

4º – Jasmine Paolini (ITA), 5.398

5º – Jessica Pegula (EUA), 5.076

6º – Madison Keys (EUA), 4.680

7º – Elena Rybakina (CAS), 4.153

8º – Qinwen Zheng (CHN), 3.985

9º – Emma Navarro (EUA), 3.649

10º – Paula Badosa (ESP), 3.588

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x