25 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Honda volta à F1 em 2015 e faz parceria com a McLaren

Honda volta à F1 em 2015 e faz parceria com a McLaren

16/05/2013 19h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Honda volta à F1 em 2015 e faz parceria com a McLaren

A Honda anunciou nesta quinta-feira, 16, que vai voltar à Fórmula 1 em 2015, após um hiato de sete anos, como fornecedora de motores da McLaren.

 

A fábrica japonesa e a escuderia britânica já formaram uma das mais bem sucedidas parcerias da história da categoria, dando títulos mundiais a Ayrton Senna e Alain Prost entre 1988 e 1992.

A Honda, que substituirá a Mercedes como fornecedora da McLaren, deixou a categoria no final de 2008, no meio da crise financeira global e após anos de escassas vitórias com uma equipe própria.

A fábrica disse que os novos regulamentos da F1 para os motores permitirão que a tecnologia das corridas seja aplicada a seus carros de rua.

“Os jovens engenheiros que serão os responsáveis pela Honda no futuro começaram a manifestar seu desejo de participar do desafio”, disse o executivo-chefe da empresa japonesa, Takanobu Ito, em entrevista coletiva. “Mais do que no passado, podemos esperar retorno dos carros de corrida para os carros comuns de rua, e vice-versa.”

A Fórmula 1 vai adotar na próxima temporada um novo motor V6 de 1,6 litro, auxiliado por uma tecnologia turbo de alta potência, com sistemas de recuperação de energia.

Ito deu dois exemplos de tecnologias de corrida que poderiam ser levadas às ruas — a energia regenerativa do turbo, que transforma a energia rotacional do turbo em eletricidade, e a redução do turbo.

Martin Whitmarsh, executivo-chefef da McLaren, disse que o cruzamento das tecnologias ajudará a equipe. “Acho que a Fórmula 1 tem sido absolutamente lenta em se adaptar e mudar para os novos desafios que são relevantes às necessidades da sociedade”, afirmou.

Durante o período em que teve uma equipe com seu próprio nome (2006-2008), a Honda venceu apenas uma corrida, com Jenson Button, no GP da Hungria de 2006. Button está desde o final de 2009 na McLaren.

Em nota, o piloto britânico se disse “animado” com a volta da Honda. “McLaren-Honda: sei quanta paixão, sucesso e orgulho estão contidos dentro dessas meras duas palavras”, afirmou ele em nota.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x