ITF define possíveis adversários do Brasil
O Brasil já sabe quem são os seus possíveis adversários nos playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis, que serão disputados entre os dias 14 e 16 de setembro após a publicação do novo ranking da competição nesta segunda-feira, 9, pela ITF. O sorteio será realizado nesta quarta-feira, às 6h (de Brasília), na sede da ITF, em Londres, na Inglaterra.
Um dia depois de o tênis brasileiro confirmar mais uma classificação para os playoffs com a vitória por4 a1 sobre a Colômbia no Harmonia Tênis Clube,em São Josédo Rio Preto, a nova lista da ITF definiu os oito cabeças de chave para a disputa pela elite da maior competição por equipes do mundo em 2013.
O time brasileiro vai jogar os playoffs em casa se enfrentar Itália, Rússia ou Suíça, já que os confrontos anteriores contra esses países foram fora no exterior. Se o sorteio colocar a equipe brasileira para encarar Alemanha, Canadá ou Suécia, o confronto será jogado fora do Brasil. Já contra Cazaquistão ou Israel será preciso realizar um sorteio para definir qual país vai sediar a disputa.
No histórico da Copa Davis o Brasil leva vantagem contra o Canadá e contra Israel, tem retrospecto empatado com Itália e Suíça, enquanto leva desvantagem contra Alemanha, Rússia e Suécia.
Alemanha, Canadá, Cazaquistão, Israel, Itália, Rússia, Suécia e Suíça são os países apontados como cabeças de chave, sendo que apenas a equipe israelense não estava no Grupo Mundial em 2012. Os outros países que disputam os Playoffs são África do Sul, Austrália, Bélgica, Chile, Holanda, Japão e Uzbequistão.
Retrospecto do Brasil em confrontos com os possíveis adversários dos playoffs
Brasil 2 x 3 Alemanha (último confronto no Rio de Janeiro, em 1992 – vitória do Brasil)
Brasil 4 x 2 Canadá (último confronto em Florianópolis, 2007 – vitória do Brasil)
Brasil x Cazaquistão (confronto inédito)
Brasil 1 x 0 Israel (último confronto em Montreal (CAN), em 1957 – vitória do Brasil)
Brasil 2 x 2 Itália (último confronto em Modena, em 1993 – vitória da Itália)
Brasil 0 x 1 Rússia (último confronto em Kazan, em 2011 – vitória da Rússia)
Brasil 0 x 2 Suécia (último confrontoem Belo Horizonte, em 2006 – vitória da Suécia)
Brasil 1 x 1 Suíça (último confronto em Genebra, em 1992 – vitória da Suíça)