Leverkusen encerra invencibilidade do Bayern de Munique
O início de temporada perfeito do Bayern de Munique chegou ao fim neste domingo, 28, quando uma cabeçada de Sidney Sam desviada no zagueiro Jérôme Boateng deu ao Bayer Leverkusen uma vitória de 2 x 1.
O gol da vitória de Sam, que veio a três minutos do final, selou o primeiro êxito dos visitantes na casa do rival em 23 anos e encerrou a sequência de oito vitórias consecutivas do Bayern.
Stefan Kiessling colocou o Leverkusen na frente no primeiro tempo, mas Mario Mandzukic, artilheiro do Campeonato Alemão, empatou aos 32 minutos da etapa final com seu oitavo gol na temporada.
O resultado deixa o Bayern com 24 pontos, e o Schalke vai para a segunda colocação depois de bater o Nuremberg por 1 x 0, no sábado.
Mais cedo, o Eintracht Frankfurt perdeu de 2 x 1 para o Stuttgart e caiu para terceiro, com 19 pontos, e o campeão Borussia Dortmund tem quatro pontos a menos na quarta posição da tabela.
O Bayern só precisou de dois minutos para mostrar a que veio, chegando perigosamente perto do gol com uma iniciativa de Bastian Schweinsteiger que passou perto do travessão.
Sem Franck Ribery e Javi Martínez, contundidos, mas com Arjen Robben de volta ao banco após um mês fora com um problema nas costas, o time da casa atacou incansavelmente e dominou o primeiro tempo.
Bernd Leno, goleiro do Leverkusen, logo teve que agir, salvando uma cabeça à queima-roupa de Mandzukic, que subiu alto para receber um cruzamento bem cronometrado de Holger Badstuber.
Os visitantes, entretanto, ignoraram a tendência do jogo e conferiram novamente quando Kiessling, que busca voltar à seleção alemã, finalizou um contra-ataque veloz e fez seu sexto gol na atual campanha.
O Bayern tirou Xherdan Shaqiri e Robben do banco no segundo tempo e os visitantes aguentaram a pressão, enquanto esperavam uma nova chance de surpreender.
Leno estava bem posicionado para bloquear um tiro longo de Shaqiri, mas não pode fazer nada quando o reserva Claudio Pizarro interceptou um cruzamento na área e Mandzukic mandou o gol de empate para dentro da rede.
Sam garantiu a vitória improvável com a cabeçada desviada e Pizarro, do Bayern, ainda acertou o travessão nos momentos finais.