Londres será modelo para o futuro olímpico
A Olimpíada de 2012 em Londres servirá de modelo para futuras edições dos Jogos, disse nesta quarta-feira, 28, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, antes de iniciar três dias de inspeções nas instalações olímpicas.
“Londres elevou o padrão em termos de como entregar um legado duradouro”, disse Rogge em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron. “Já podemos ver resultados tangíveis na notável regeneração do leste de Londres. Esta grande cidade criou um legado duradouro para futuros anfitriões dos Jogos.”
A inspeção desta semana será a última antes da Olimpíada, que começa em 27 de julho, e coincide com a publicação pelo governo de um novo relatório sobre o legado olímpico.
“O legado foi incluído no DNA de Londres-2012”, disse Cameron. “Mas é claro que, por definição, o verdadeiro legado de Londres-2012 está no futuro. Embora muita coisa tenha sido feita, estou bastante ciente de que a iniciativa para incorporar e garantir os benefícios de Londres-2012 ainda está por vir. Esse é o nosso maior desafio. É também a nossa maior oportunidade.”
Em texto no relatório, intitulado “Além de 2012”, o presidente do comitê organizador local, Sebastian Coe, disse que a Grã-Bretanha está cumprindo sua promessa de regenerar uma parte deteriorada da capital. “Estou imensamente orgulhoso por o esporte também ter sido um catalisador para a impressionante transformação do leste de Londres”, afirmou.