Lusa estreia com derrota no Brasileirão
O duelo da colônia portuguesa entre Vasco e Portuguesa abriu o Brasileirão neste sábado, 25, em São Januário, com a vitória vascaína pelo placar de 1 a 0.
O Vasco começou a partida jogando no ataque e ficando com a posse de bola. Tenório, aos 18, apareceu pela direita e tentou a jogada na área, mas Lima chegou para afastar o perigo. O time da casa insistia nas jogadas com Tenório e tinha mais presença ofensiva em campo.
Dakson lançou Tenório que ajeitou a bola de cabeça para Éder Luís arriscar o chute e a bola passar perto do gol da Portuguesa. A Lusa buscava bloquear os avanços do time carioca, pouco investindo em jogadas de ataque. Aos 41 minutos, Alisson aproveitou sobra da defesa da Portuguesa para mandar de fora da área com perigo contra a meta adversária.
Dakson bateu falta no começo do segundo tempo, com o corte da defesa. Pouco depois, Tenório abriu o placar para o Vasco, em cruzamento na área que Lima não conseguiu afastar e Gledson acabou errando na hora de ir para a defesa.
O gol manteve o Vasco pressionando a Portuguesa, que buscava criar suas chances. Corrêa, aos dez, bateu falta que Matheus desviou na área, mas a defesa dos anfitriões conseguiu o desvio. Também na bola parada, a Portuguesa teve mais uma chance, com Elsinho tirando o perigo da área.
Éder Luís bateu de fora da área, mas a bola passou longe do gol. A Portuguesa tentava se impor no ataque, tocando a bola no campo ofensivo, mas sem oferecer chances de perigo contra o gol de Michel Alves. Souza, aos 26, recebeu cruzamento de Matheus, mas a bola foi longe da meta vascaína.
Aos 33, Diogo cometeu falta em jogador do Vasco e levando o cartão vermelho, deixando a Portuguesa com um a menos em campo. O time da casa tentou aproveitar a superioridade numérica para chegar ao ataque e a Portuguesa buscava pressionar para chegar ao empate.
Yotún tentou o cruzamento na área em contra-ataque, mas mandou longe do gol adversário. O Vasco buscou o controle da bola nos minutos finais para garantir a vitória. (futebolpaulista.com.br)
Vasco 1 x 0 Portuguesa
Gol: Tenório aos 3 minutos do segundo tempo
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Local: São Januário
Cartão vermelho: Diogo
Vasco
Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda), Dakson (Edmílson) e Alisson (Wendel) Eder Luis e Tenório.
Técnico: Paulo Autuori.
Portuguesa
Glédson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Corrêa (Moisés), Matheus e Souza (Arraya); Diogo e Romão (Henrique).
Técnico: Edson Pimenta.