28 de Março de 2025

Dólar

Euro

5,766
6,227

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Marcelo Teixeira destaca impacto de Neymar

Marcelo Teixeira destaca impacto de Neymar

Clube ganhou mais de 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais e ultrapassou a marca de 70 mil sócios-torcedores

20/03/2025 20h23 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
Marcelo Teixeira destaca impacto de Neymar Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

AE

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, ressaltou a importância do retorno de Neymar para o clube durante sua participação no Sport & Business Summit, evento realizado em São Paulo que reuniu especialistas para debater investimentos e inovação no esporte. Segundo Teixeira, a volta do atacante tem ajudado a ampliar as perspectivas financeiras do clube e impulsionar seu processo de reestruturação.

“O Neymar está fazendo com que o Santos amplie bem o seu horizonte, melhore as alternativas de receitas e olhe para os objetivos deste ano, que continuam tendo grandes obstáculos, com uma expectativa mais positiva”, afirmou. O dirigente destacou que, desde o anúncio da volta do jogador, o clube fechou com três novos patrocinadores, ganhou mais de 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais e ultrapassou a marca de 70 mil sócios-torcedores.

Outro tema abordado por Teixeira foi o modelo de gestão do Santos e a possibilidade de uma eventual transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ele reforçou que, desde que assumiu, o objetivo sempre foi a profissionalização do clube, independentemente do modelo de administração. “Isso não está condicionado a um modelo de SAF, mas sim a uma gestão profissional, que é o que estamos fazendo”, explicou.

O dirigente ponderou que o sucesso de um clube não está necessariamente atrelado ao regime de SAF ou ao associativo, mas sim à estruturação de um planejamento sólido. “O resultado prático acontece quando você coloca em ritmo uma gestão com objetivos e metas bem definidas”, disse. Como exemplo, ele citou que, mesmo enfrentando dificuldades financeiras em 2023, o Santos conseguiu equilibrar suas contas com novas estratégias de captação de receitas.

Teixeira também destacou a necessidade de um maior investimento na base, setor historicamente importante para o clube, mas que perdeu força nos últimos anos. “O futebol, independentemente do seu regime, deve estar focado nas divisões de base. Ao revelar talentos, você reinveste na estrutura do clube e suas finalidades. Mais do que isso, cria-se uma ação social, que transforma a vida das pessoas”, afirmou. Ele reconheceu que outras equipes evoluíram nesse aspecto, enquanto o Santos ficou para trás.

O evento contou ainda com a participação de Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, e Alex Bourgeois, investidor da SAF da Portuguesa. Os dirigentes debateram os desafios do futebol brasileiro e as diferentes formas de gestão que podem garantir a sustentabilidade dos clubes no longo prazo.

Por fim, Teixeira reforçou que o Santos seguirá priorizando a transparência e a responsabilidade financeira em suas decisões, garantindo que o mercado enxergue a administração do clube com credibilidade. “Queremos continuar dentro da linha da austeridade e transparência, fazendo com que o mercado entenda a nossa administração”, concluiu.

O Santos volta a campo no próximo dia 30 de março, quando enfrentará o Vasco, às 18h30, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

NEYMAR

Cortado da seleção brasileira, Neymar continua sua recuperação de edema na coxa esquerda mesmo em seu período de folga no Santos. Pedro Caixinha liberou o elenco das atividades após amistosos contra o Coritiba até sexta-feira, 21, mas o camisa 10 utiliza esse período para se reforçar fisicamente em Mangaratiba, no Rio, em uma de suas mansões. A expectativa do clube, pelo planejamento, é de que ele esteja de volta aos gramados na estreia contra o Vasco.

O Santos traçou, junto a seu principal jogador, um cronograma para seu retorno aos gramados. Com a lesão muscular, Neymar continua a recuperação, ainda sem bola, em seu período de folga. Segundo apurou o Estadão, a rotina do Neymar é seguida idealmente, com uma recuperação mais rápida do que o esperado e, mesmo tendo perdido a semifinal do Campeonato Paulista, é um “exemplo a ser seguido” pela sua disciplina.

O Santos retorna a campo contra o Vasco, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A ideia é que Neymar retorne ao CT Rei Pelé ao final desta semana, mas só trabalhe com a bola a partir da próxima semana, próximo à data de estreia da competição nacional.

Como não houve uma ruptura muscular, a estratégia de recuperação adotada pelo Santos – e dividida em fases pelos médicos da equipe – tenta prevenir um novo desgaste e consequente agravamento desta lesão. O corte de Neymar da convocação de Dorival Júnior na seleção brasileira fez com que o camisa 10 tivesse mais tempo para se readaptar e melhorar seu condicionamento físico.

A principal preocupação, tanto de Pedro Caixinha, treinador alvinegro, quanto dos dirigentes santistas, era de que o desconforto de Neymar se transformasse em uma lesão ao tentar entrar em campo contra o Corinthians. “Era perder o Neymar para essa partida ou perder o Neymar por um ou dois meses”, enfatizou Pedro Martins, CEO do Santos, na saída da Neo Química Arena, pela semifinal do Paulistão.

Dorival não sabia da condição do atacante antes da convocação. Após os exames clínicos do clube que detectaram a lesão – inicialmente tratada como desgaste -, o treinador optou por convocar Endrick, do Real Madrid, em seu lugar. Além disso, o Santos também preservou o atleta da partida contra o Coritiba. Inicialmente, o camisa 10 estava escalado e, sua presença, fez com que o clube paranaense até R$ 300 nos valores dos ingressos

CONTRATO DE NEYMAR

O atacante tem contrato com o Santos até junho deste ano. Há a possibilidade de renovar este vínculo até a Copa do Mundo de 2026, mas ainda não há um acerto entre as partes para o novo acordo. Além disso, André Cury, empresário do atacante, trabalha para levá-lo de volta para a Europa ao término deste contrato com o clube que o revelou.

Caso isso ocorra, Neymar poderá disputar somente mais 14 jogos com a camisa alvinegra – 12 pelo Campeonato Brasileiro e as partidas pela terceira fase da Copa do Brasil. O Santos estreará na primeira rodada do Brasileirão contra o Vasco, fora de casa, em São Januário, no dia 30 de março. O duelo pode marcar o encontro entre Neymar e Philippe Coutinho, companheiros de seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018. Já o primeiro o clássico acontece na 5ª rodada, diante do São Paulo, também fora de casa.

Até junho, Neymar terá mais um duelo com o Corinthians, na 9ª rodada, previsto para acontecer na Neo Química Arena. Será a reedição do confronto pela semifinal do Paulistão e o terceiro contra o rival paulista fora de casa neste ano; nos dois primeiros, derrota do Santos, ambas por 2 a 1, e que registrou os dois maiores públicos na casa corintiana.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest


0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x