Na briga pelo G-4, Pinheiros e São José fazem confronto direto
A rodada desta quinta-feira do NBB 2012/2013 terá uma partida importantíssima na briga por posições na parte de cima da tabela de classificação. Donos da quinta e sétima colocações, respectivamente, Pinheiros/SKY e São José/Unimed duelarão, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h15 (de Brasília).
Com a proximidade do fim da fase de classificação da competição, a disputa por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados está cada vez maior. As equipes que terminarem a etapa inicial do campeonato no G-4 avançarão direto para as quartas de final e ainda terão um tempo de descanso antes de entrarem em quadra pelos playoffs.
Em alta na competição, a equipe joseense soma 15 triunfos e dez derrotas (60% de aproveitamento) e vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas no campeonato . Depois de enfrentar diversos problemas de contusões no início do NBB, o técnico Régis Marrelii está com todo seu plantel à disposição.
“Teremos um jogo dificílimo contra o Pinheiros, mas nossa expectativa é bastante positiva. Nossa equipe vem melhorando jogo a jogo e poderemos contar com todos os titulares. Vamos entrar em quadra para fazer nossa parte, a meta é dar um salto na tabela. Quem sabe, daqui duas rodadas, possamos chegar até o terceiro lugar”, disse o treinador do São José.
Do outro lado, os comandados do técnico Cláudio Mortari se reabilitaram de duas derrotas seguidas, venceram o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, na última segunda-feira, fora de casa e chegaram a uma campanha de 16 vitórias em 24 jogos disputados (66,7%).
Para a partida desta quinta-feira, o comandante pinheirense terá apenas o desfalque do pivô Morro, que segue de fora por conta de um problema no joelho. Enquanto isso, o armador Paulinho Boracini está recuperado de uma lesão na mão esquerda, está à disposição e inclusive já participou das duas últimas partidas da equipe na competição.
Por um resultado positivo diante do São José, o Pinheiros aposta no fator casa. Após três partidas seguidas atuando como visitante, o time da capital paulista voltará a atuar em seus domínios nesta quinta-feira. Ao todo, a equipe disputou 11 partidas como mandante e levou a melhor em oito oportunidades (72,7% de aproveitamento).
“Voltar a jogar em casa é muito bom e importante para nós. Teremos o apoio da nossa torcida, e atuar em nosso ginásio é sempre bom. O apoio da torcida será fundamental para vencermos e ficarmos mais perto do nosso objetivo, que é chegar ao grupo dos quatro mais bem classificados”, afirmou o norte-americano Shamell, que alcançou sua melhor marca de pontos (29) na temporada, na vitória diante dos catarinenses.
Na partida do primeiro turno, o esquadrão do Vale do Paraíba aproveitou o fato de atuar em casa e levou a melhor, pelo placar de 93 a 77. Na ocasião, o confronto foi a reedição da final do Campeonato Paulista 2012, também vencida pelo time da cidade de São José dos Campos.
Além da proximidade nas posições da tabela de classificação da atual temporada, Pinheiros e São José também possuem um histórico equilibrado em partidas válidas pelo NBB. Ao todo, as equipes disputaram nove partidas na maior competição nacional de basquete e os pinheirenses saíram vencedores em cinco oportunidades, contra quatro triunfos da agremiação do interior paulista.
Minas recebe Vila Velha
Em outro confronto válido pela 27ª rodada do NBB, o Icatu/Minas receberá o Vila Velha/Garoto/UVV, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, também nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília).
Sem nunca ter perdido para o time capixaba na história do campeonato nacional (foram nove vitórias dos mineiros em nove confrontos disputados), o sentimento do time dirigido pelo técnico Raul Togni é de conquistar uma vitória diante de seu torcedor. Atualmente, a equipe se encontra na nona colocação na tabela de classificação, com 13 triunfos e 12 derrotas (52% de aproveitamento), e ainda não tem sua presença nos playoffs garantida.
“O adversário é perigoso. Eles estão numa crescente na competição e querem melhorar sua posição na tabela. Com certeza teremos dificuldades neste jogo, mas precisamos fazer valer o nosso mando de quadra para conquistarmos mais uma vitória”, explicou o técnico mineiro, Raul Togni.
Do outro lado, os representantes do Espírito Santo ainda sonham com uma vaga na pós-temporada. Com sua melhor campanha na história da competição, o time canela-verde se encontra no 15º lugar e soma oito resultados positivos em 25 partidas disputadas (32% de aproveitamento).
“Vai ser um jogo muito complicado. Minas conta com ótimos jogadores em seu elenco e é uma equipe muito difícil de ser batida em casa. Espero que consigamos fazer um bom trabalho defensivo e que nos detalhes possamos sair com a vitória.”, disse o treinador capixaba, Daniel Wattfy, que ainda apontou o principal motivo da falta de vitórias da equipe: o cansaço.
“Estamos com dificuldades nos finais dos jogos. Nossos jogadores estão chegando cansados para os minutos finais das partidas. Temos um elenco reduzido e em algumas posições não temos jogadores para troca. Porém, essa é uma semana boa para nós. Tivemos o descanso devido ao Jogo das Estrelas e só temos esse jogo quinta, já que sábado estaremos de folga, concluiu.
A rodada
18h – Tijuca/Rio de Janeiro x Paschoalotto/Bauru
19h15 – Pinheiros/SKY x São José/Unimed
19h30 – Icatu/Minas x Vila Velha/Garoto/UVV
20h – Paulistano/Unimed x Mogi das Cruzes/Helbor
20h – Suzano/Cesumar x Vivo/Franca
20h – Palmeiras x Unitri/Universo
20h – Cia. do Terno/Romaço/Joinville x SKY/Basquete Cearense
20h – Winner/Kabum/Limeira x Uniceub/BRB/Brasília
20h – Flamengo x Liga Sorocabana