NBB: 2012 começa com troca de liderança
O Flamengo assumiu a liderança do NBB, nesta quinta-feira, 5. Os cariocas venceram o clássico diante do Vivo/Franca, por93 a81, e aproveitaram a derrota do Pinheiros para a Liga Sorocabana, por99 a95. Dessa forma, o rubro-negro alcançou sua nona vitória em nove jogos, um triunfo a mais que o rival paulista.
Os destaques do Flamengo foram o ala norte-americano David Jackson, cestinha com 23 pontos, e o pivô argentino Kammerichs, com um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes. Pelo Franca, o ala Kevin Sowell foi o principal pontuador, com 19 pontos.
Desde o princípio, o Flamengo não deu chances ao adversário. Logo no primeiro quarto, abriu 14 pontos de vantagem no placar (27 a13). O ala Marcelinho e o pivô argentino Kammerichs comandaram o rubro-negro no primeiro tempo, anotando 30 dos 47 pontos da equipe na primeira metade do jogo. Apesar de uma boa reação do Franca antes do intervalo, os cariocas se mantiveram bem na liderança por47 a38.
No terceiro período, o time da casa voltou à quadra com muita intensidade novamente. Dessa vez, o pivô Átila Santos e o ala norte-americano David Jackson que lideraram a equipe carioca no setor ofensivo, anotando 19 dos 27 pontos da equipe nessa etapa. A vantagem aumentou para 20 pontos novamente e o Flamengo precisou apenas administrar o resultado no restante da partida para sair com a vitória.
“Por enquanto essa liderança é relativa, pois temos muitos times bons e a competição está bem equilibrada. Então, acho que o torneio só será decidido nas cinco últimas rodadas e temos que manter nosso foco até o final”, disse o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia.
O resultado não foi bom para o Pinheiros, que perdeu da Liga Sororcabana, fora de casa, por99 a95, perdendo a liderança do NBB. O armador norte-americano do time de Sorocaba, Kenny Dawkins, foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, sendo 23 deles no segundo tempo e 12 somente no último quarto.
Na cola dos líder Flamengo estão também Unitri/Universo e Itabom/Bauru, que também venceram nesta rodada. Os mineiros superaram o Tijuca, fora de casa, por103 a69, com destaque para a dupla Luis Gruber e Cipolini, com 18 pontos cada. Enquanto o time do interior paulista, jogando em casa, venceu o Paulistano/Unimed, por96 a73, tendo o armador norte-americano, Larry Taylor, como o grande nome do jogo ao anotar um duplo-duplo de 26 pontos e 12 rebotes.
RESULTADOS
Tijuca/Rio de Janeiro 69 x 103 Unitri/Universo
Itabom/Bauru 96 x 73 Paulistano/Unimed
Liga Sorocabana 99 x 95 Pinheiros/SKY
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 70 x 55 Winner/Limeira
São José/Unimed/Vinac 100 x 77 Araraquara
Flamengo 93 x 81 Vivo/Franca