Neymar vive expectativa de marcar o gol 100
Neymar estreia na temporada 2012, no duelo do Santos contra o Oeste, nesta quinta-feira, 2, na Arena Barueri, pela 4ª rodada do Paulistão. E o atacante pode iniciar o ano conquistando uma importante marca. Se balançar as redes uma vez, chegará ao 100º gol da carreira profissional.
Muitos dos 99 gols já marcados por Neymar foram decisivos para conquistas do Peixe e da Seleção Brasileira. Por exemplo, o atacante balançou as redes nas finais dos últimos quatro títulos do Santos. Na decisão do Estadual de 2010, marcou duas vezes contra o Santo André. No mesmo ano, foi o autor do primeiro gol da final da Copa do Brasil, sobre o Vitória. Já em 2011, decretou o título estadual ao marcar na decisão contra o Corinthians, além de abrir o caminho para a vitória por2 a1 sobre o Peñarol na grande final da Libertadores.
Os números de Neymar pela Seleção Brasileira também são expressivos. O santista é o artilheiro da equipe sob o comando do técnico Mano Menezes, com nove gols. Outra importante conquista foi a artilharia do Sul-Americano Sub-20, quando o menino prodígio do Peixe marcou nove gols em sete jogos e foi definitivo para o título brasileiro.
Além da quantidade, os gols de Neymar impressionam pela plasticidade. O mais famoso deles é a golaço de placa marcado contra o Flamengo, no primeiro turno do Brasileirão 2011, que rendeu ao santista o Prêmio Fifa Puskás. Em 2010, Neymar já havia sido indicado o título de gol mais bonito do mundo, pela obra de arte contra o Santo André, pela fase de classificação do Paulistão 2010.
Em três anos como profissional, Neymar já acumula 19 partidas em que balançou as redes mais de uma vez. Em 15 ocasiões, marcou dois gols. Além disso, tem um jogo com três tentos e outras duas partidas em que converteu quatro vezes. O recorde do Menino da Vila, cinco gols, aconteceu no8 a1 contra o Guarani, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil 2010.
Além de Neymar, ao longo dos 98 anos de história do Santos FC, apenas 10 atletas marcaram cinco tentos em um mesmo jogo: Pelé (realizou o feito seis vezes), Feitiço (quatro vezes), Coutinho (três vezes), Araken, Wolf, Etchevarrieta, Odair, Toninho Guerreiro, Picolé e Viola. (Hugo Genaro – santosfc.com.br)