Nos pênaltis, Santos derrota o Vélez
Precisando da vitória por dois gols de diferença para avançar à próxima fase da Libertadores, o Santos encarou o Vélez Sarsfield (ARG) na noite desta quinta-feira, 24, na Vila Belmiro, e depois de vencer por1 a0 no tempo normal, ganhou nos pênaltis por4 a2, carimbando seu passaporte para a semifinal.
Logo no primeiro minuto de jogo, Elano cobrou falta na área para Edu Dracena, que tentou desviar de cabeça, mas chegou atrasado no lance e desperdiçou a chance de inaugurar o marcador para o Peixe.
Depois do susto, o time argentino equilibrou as ações e passou a incomodar a defesa santista. Aos 18, Neymar aproveitou vacilo da defesa do Vélez a bateu cruzado, assustando o arqueiro Barovero. Com a defesa dos visitantes bem postada, o Santos tinha muitas dificuldades para chegar ao gol adversário.
Aos 40, Elano fez ótimo lançamento para Neymar, que fez a finta e foi derrubado por Barovero na entrada da área. No lance, o arqueiro argentino foi expulso de campo em virtude da chance clara de gol santista. Na cobrança da falta, Elano bateu forte e a bola passou à esquerda de Montoya.
O Santos voltou para o segundo tempo pressionando. Aos dois minutos, Adriano arriscou de fora da área e o goleiro Montoya espalmou. Seis minutos depois, Fernández acertou um lindo chute do meio-de-campo e quase surpreendeu Rafael, que se esticou todo para espalmar para escanteio.
Apesar da vantagem numérica, o time da Vila Belmiro seguia criando pouco no ataque e sofrendo com os contra-ataques do Vélez. Num deles, aos 19, Martínez recebeu dentro da área e pegou de primeira, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.
Ganso recebeu de Neymar na entrada da área e soltou uma bomba para linda defesa de Montoya. Muricy promoveu as entradas de Renteria e Léo nos lugares de Andriano e Juan. Na primeira boa chance do colombiano Renteria, a defesa do time argentino travou na hora do arremate.
Aos 30, Alan Kardec recebeu em profundidade e ficou cara a cara com o arqueiro argentino, mas bateu no meio do gol e Montoya salvou o Vélez. Três minutos depois, a pressão santista deu resultado. Léo tabelou com Ganso e deu passe genial para Alan Kardec, que bateu de primeira para abrir o placar para o Peixe na Vila Belmiro.
Depois do gol, o Vélez se fechou ainda mais no campo de defesa e conseguiu levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças do Santos, Alan Kardec, Ganso, Elano e Léo converteram, já o time argentino desperdiçou com Canteros e Papa, dando a vitória e a classificação ao Peixe, para delírio dos torcedores alvinegros presentes na Vila Belmiro.
Na semifinal, o Santos enfrenta o Corinthians, que passou pelo Vasco nas oitavas de final. (futebolpaulista.com.br)
SANTOS (4) 1 x 0 (2) VÉLEZ SARSFIELD
GOL: Alan Kardec, aos 32 minutos do 2º tempo.
ÁRBITRO: Mauricio Espinoza
CARTÃO VERMELHO: Barovero
LOCAL: Vila Belmiro, em Santos (SP)
SANTOS
Rafael; Henrique (Maranhão), Edu Dracena, Durval e Juan (Léo); Arouca (Wason Rentería), Adriano, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec
Treinador: Muricy Ramalho
VÉLEZ SARSFIELD
Marcelo Barovero; Gino Peruzzi, Fernando Ortiz, Sebá Domínguez e Emiliano Papa; Augusto Fernández (Hector Canteros), Fabián Cubero, Víctor Zapata e Alejandro Cabral (Iván Bella); Juan Manuel Martínez e Mauro Obolo (Germán Montoya)
Treinador: Ricardo Gareca